Banqueiros centrais encontram-se em Sintra

Os líderes da política monetária global estão em Portugal para o Fórum mundial do Banco Central Europeu (BCE), que decorre entre hoje e quarta-feira.

O evento convida governadores de bancos centrais, académicos, jornalistas especializados e representantes de mercados financeiros a discutir investimento e crescimento em economias desenvolvidas. O Fórum de 2017 vai reunir cerca de 150 pessoas e focar-se no investimento e crescimento em economias desenvolvidas, have para o debate em áreas tanto económicas como de desenvolvimento de políticas.

O presidente do BCE, Mario Draghi, vai ser o primeiro a discursar, no jantar de abertura, está segunda-feira. Na mesma noite, o antigo presidente da Reserva Federal norte-americana Ben Bernanke fala sobre “Quando o crescimento não é suficiente”.

O debate final junta à mesma mesa Draghi e os governadores do Banco de Inglaterra, do Banco do Japão e do Banco do Canadá. O painel é moderado pelo governador do Banco de Israel, Karnit Flug. Entre os participantes estão Peter Praet, economista-chefe do BCE e responsável pelo desenho das propostas de política monetária, e Benoît Cœuré, o responsável por operações de mercado. Sintra é a escolha do banco central pelo quarto ano consecutivo para a realização do evento.

Relacionadas

BCE quer reforçar poderes e limitar choques na banca com o Brexit

A alteração aos estatutos do BCE diz respeito às compensações dos instrumentos financeiros em euros, uma das questões que tem sido discutida entre a União Europeia e o Reino Unido nas negociações do Brexit.

Bancos devem informar BCE de ataques cibernéticos importantes

Qualquer banco alvo de ataques cibernéticos relevantes deverá, a partir deste verão, informar o Banco Central Europeu (BCE) de forma a que o incidente seja avaliado pela autoridade monetária.

BCE publica acordo de provisão de liquidez de emergência

A publicação do texto do acordo de provisão de liquidez de emergência substitui o documento sobre os procedimentos que regem a provisão de liquidez de emergência que se encontrava disponível no site oficial do BCE desde outubro de 2013.
Recomendadas

PSI 20 acompanha Europa em alta. Títulos do Grupo EDP impulsionam praça nacional

O principal índice bolsista português soma 0,46%, para 4.855,54 pontos.

Abrandamento da economia poderá ser entrave para Moody’s igualar as pares na avaliação de Portugal

A Moody’s tem agendada uma avaliação à notação da dívida soberana portuguesa esta sexta-feira. A agência poderá querer alinhar-se com a S&P e a Fitch através de uma subida de um grau para ‘Baa2’, mas as incertezas que estão a esfriar o crescimento da economia global poderão ser motivo para manter o ‘status quo’.

Acalmia cambial trouxe bons resultados em Wall Street

O índice tecnológico S&P, .SPL.RCT, que inclui empresas que têm uma maior exposição ao mercado chinês e estiveram no centro das vendas registadas na segunda-feira, foi aquele que mais valorizou nesta sessão, com um crescimento de 1,61%.
Comentários