18 dicas para poupar energia em casa (e que vão fazer diferença no final do mês)

Água, eletricidade e gás. Três fontes de energia que usa e abusa diariamente e que mais contribuem no final do mês nas suas despesas. No dia mundial da energia deixamos-lhe algumas soluções para gastar menos energia em sua casa.

Com o verão a chegar uma boa forma de poupar 10% na fatura da eletricidade passa por trocar o ar condicionado (caso tenha), por uma ventoinha de teto, ou de pé.

No inverno use a ventoinha no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Vai conseguir baixar e fazer circular o ar quente que se acumula no teto e dessa forma aquecer a casa.

Substitua as lâmpadas normais, por outras de baixo consumo, ou melhor ainda fluorescentes que para além de terem dois anos de duração, consomem perto de 35% menos energia.

Após carregar o seu telemóvel, tablet, MP3, etc desligue os carregadores da tomada, já que continuam a gastar energia.

Isole bem as suas portas e janelas, isto porque cerca de 30% do frio ou calor que entra e sai da sua casa é através das frestas. Logo irá gastar mais energia a aquecer ou refrescar a sua habitação.

Mesmo que tenha uma máquina de secar roupa, se estiver sol, opte por secá-la ao ar livre, pendurando-a nas cordas.

Um ferro de engomar gasta tanta energia como 10 lâmpadas de 100 watts. Não o deixe ligado sem necessidade.

Se estiver a cozinhar algo no seu forno evite abri-lo em demasia. Irá perder 25% do calor e terá de gastar mais energia para o voltar a aquecer.

Utilize sempre que possível as bocas de fogão mais pequenas, pois estas gastam 10% menos de energia.

Tenha as panelas sempre tapadas na totalidade e vai poupar 75% a nível energético.

Não tenha o termóstato do seu frigorífico abaixo dos 3%. Essas temperaturas são demasiado baixas e vão apenas produzir energia em excesso e sem necessidade.

Não ponha alimentos quentes ou mesmo mornos dentro do frigorífico, pois isso irá obriga-lo a despender mais energia para ficarem totalmente arrefecidos.

Programe as suas máquinas da loiça ou roupa para só trabalharem de noite. Se aderir à tarifa bi-horária a sua conta de eletricidade irá diminuir substancialmente.

Não deixe acumular gelo no frigorífico ou arcas. Desse modo irá ter uma maior eficiência energética.

Desligue sempre a caldeira ou esquentador quando sai de casa e durante a noite.

Reduza a temperatura do ar condicionado, ou do aquecimento central.

Desligue a luz de uma divisão da sua casa para a qual não vai voltar tão depressa.

Se tiver uma máquina de secar roupa não a encha com muita roupa, porque esta irá demorar mais tempo a secar consumindo assim mais energia.

Ler mais
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários