A face oculta do investimento estrangeiro no futebol

A entrada de capitais estrangeiros no futebol reforçou a competitividade de emblemas que se tornaram referências. Em Portugal, levou um clube do principal escalão às divisões distritais. Joaquim Evangelista defende que há um preço a pagar.

“Por que razão é que o mercado chinês se interessou tanto por Portugal?”. A questão foi colocada por Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores na conferência sobre match-fixing que decorreu em Lisboa no início do mês. Este dirigente colocou em dúvida a maioria do investimento estrangeiro que chega ao futebol português, sendo que o mesmo é maioritariamente proveniente da China, em clubes não só da Liga portuguesa como da II Liga e no Campeonato Nacional de Seniores.

“É verdade que há bom investimento de Angola, da China, da Rússia, mas nós temos que ter mecanismos que permitam diferenciar o investimento”, considerou Joaquim Evangelista que adiantou ainda que “o sindicato já propôs criar regras para escrutinar os investidores, porque há bons investidores e esses fazem falta ao futebol português, e há maus investidores que degradam e promovem as más práticas [match-fixing e outras, como lavagem de dinheiro]. Entidades criminosas não podem estar no desporto. Defendo tolerância zero”.

Artigo publicado na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Relacionadas

Benfica ganhou 630 milhões de euros com vendas de jogadores, desde 2010

Mais de um terço (34,9%) do total são verbas referentes a transferências de jogadores formados no Caixa Futebol Campus. Ou seja, desde 2010, o Benfica recebeu 220 milhões de euros das transferências de jogadores da formação.
Recomendadas

Arranca hoje a corrida do FC Porto pela Champions de olho em encaixe de 44 milhões

Sérgio Conceição e os seus homens estão a, pelo menos, 360 minutos de distância de poderem engordar a conta bancária dos azuis e brancos de forma generosa. Este encaixe financeiro é visto como fundamental pela SAD portista. 

Benfica celebra parceria com Placard por três anos

O Sport Lisboa e Benfica acaba de celebrar uma parceria com o Placard.pt que, nos próximos três anos, será o patrocinador oficial de apostas desportivas do clube. Segundo um comunicado do clube da Luz, “o Placard.pt marcará presença relevante tanto no ‘site’ oficial, como nas várias plataformas digitais do Benfica, sendo que ambas as entidades […]

Estádio do Estrela da Amadora na Reboleira vai a leilão por seis milhões de euros

No decorrer de um processo de insolvência do Estrela da Amadora, foi fundado um novo clube, o Clube Desportivo Estrela, que usa as instalações da Reboleira.
Comentários