ACAP: Vendas de automóveis em 2018 sobem 4,1%

A ACAP avisa que pelo segundo mês consecutivo o apuramento estatístico do mercado não reflecte a actividade dos operadores que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam devido a um problema informático na Autoridade Tributária e Aduaneira.

De acordo com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados 41.413 veículos nos primeiros dois meses de 2018 (janeiro e fevereiro), o que representa um aumento, em termos homólogos, de 4,1%.

A categoria de Veículos Pesados apresentou um aumento de 12,7% (variação homóloga anual), a de Veículos Ligeiros de Passageiros registou uma variação homóloga acumulada de 4,1% e a categoria de Veículos Comerciais Ligeiros apresentou um aumento de 3,1% (variação homóloga anual).

No que se refere apenas ao mês de fevereiro de 2018, foram matriculados 23.911 veículos, o que representa um aumento, em termos homólogos, de 10,1 %. A categoria de Veículos Pesados apresentou um aumento de -9,1% (variação homóloga anual), a de Veículos Ligeiros de Passageiros registou uma variação homóloga de 10,1% e a categoria de Veículos Comerciais Ligeiros apresentou um aumento de 12,4% (variação homóloga anual).

A ACAP avisa que pelo segundo mês consecutivo o apuramento estatístico do mercado não reflecte a actividade dos operadores que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam devido a um problema informático na Autoridade Tributária e Aduaneira.

Em contrapartida, no apuramento de Fevereiro incluem-se matrículas que não foram atribuídas em Janeiro devido à ocorrência mesmo problema há um mês atrás, pelo que os resultados estatísticos terão de ser analisados neste contexto. “Assim, no mês de Fevereiro de 2018 foram matriculados em Portugal 23.911 veículos automóveis, tendo sido observado um crescimento homólogo de 10,1% por cento, superior à variação acumulada nos dois primeiros meses do ano (4,1%)” diz a associação.

Recomendadas

Porsche nazi de 18 milhões de euros não é, na verdade, um Porsche

O Type 64 é um antecessor direto da família Porsche que chegou mais tarde e misturou a herança tradicional, desclassificando-o como original, garante o avaliador e engenheiro mecânico, Andy Prill.

Livrete muda a partir de hoje. Saiba como é o Documento Único Automóvel

Esta medida incluída no plano Justiça+ Próxima prevê simplificar o conteúdo informativo que é disposto no documento e reúne dados simples como características do veículo e proprietário.  

Elon Musk apresenta mega bateria para armazenar (muita) energia

Megapack surge da crença da Tesla de que transformar a rede elétrica global e “é um elemento cada vez mais importante da transição para a energia sustentável”.
Comentários