Aeroporto de Lisboa está lotado e nem as zonas de saída escapam às filas

As filas aglomeram-se no aeroporto da capital, seja na alfândega, na recolha de bagagens e até nas saídas para o exterior do edifício. Entretanto, a ANA já começou a ser pressionada para realizar obras.

Cristina Bernardo

São longas muito longas as filas no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, nas últimas semanas. De acordo com o “Diário de Notícias” (DN) os turistas que aterram na Portela têm sido confrontados com filas, seja na zona da alfândega, na recolha de bagagens, ou até mesmo para saírem do aeroporto.

Em declarações ao mesmo jornal a ANA – Aeroportos de Portugal, que se encontra concessionada pela empresa francesa “Vinci”, refere que “está disponível para realizar investimentos que permitam aumentar a capacidade devido a restrições do espaço”, mas sublinha que isso “não se verifica nesta situação específica”, já que se tratou de uma “situação pontual”.

Com o verão quase a chegar têm sido vários os voos a chegar do outro lado do oceano atlântico, seja do Canadá, EUA, ou Brasil e muitos os turistas que são surpreendidos com as longas filas de espera na chegada ao aeroporto lisboeta.

Ao “DN” fonte oficial da ANA afirma que “os constrangimentos atuais não se devem a características físicas do espaço”, salientando que se “trata de uma infraestrutura com uma atividade muito elevada que, num continuado desafio, se tem vindo a superar”.

Entre janeiro e abril de 2018 o aeroporto Humberto Delgado aumentou em 15,9% os passageiros, mais de seis milhões dos 27.4 milhões do último ano, o que o colocando no topo dos negócios mais rentáveis da “Vinci”, das 36 infraestruturas que tem no mundo.

Relacionadas

Diretor do Aeroporto da Madeira nega “discriminação” salarial nos operadores de socorro da ANA

Duarte Ferreira foi hoje ouvido numa audição parlamentar na Assembleia Legislativa requerida pelo PCP sobre “a discriminação salarial exercida sobre os bombeiros do aeroporto afetos à Efacec”.

Trágefo na Portela cresceu 15,9% no primeiro trimestre

Aeroporto da capital registou mais de seis milhões de passageiros nos primeiros três meses deste ano.

“Há hoje consenso nacional” de arrependimento por não se ter avançado com aeroporto

O primeiro-ministro, António Costa, destaca a importância de “o país ter um novo aeroporto internacional com capacidade de dar resposta àquilo que é a oferta do turismo”.
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários