Aibo: já conhece o cão robô da Sony?

O robô doméstico da Sony, um cão inteligente capaz de criar laços emocionais com os humanos fez as delícias dos estudantes participantes na abertura da 2ª edição da European Innovation Academy, a decorrer no Estoril.

São 90 equipas, 700 participantes e oradores, entre os quais 120 portugueses que estão a participar, pelo segundo ano consecutivo, no European Innovation Academy. Mas quem realmente deu que falar no primeiro dia deste evento a realizar-se no Centro de Congressos do Estoril, entre 15 de Julho e 3 de Agosto, foi Aibo, o cão robô da Sony. Poucos resistiram ao seu encanto. Um exemplo de inteligência artificial de última geração. Por esse motivo, para Alar Kolk, Presidente da European Innovation Academy, Aibo é uma espécie de símbolo que representa a aposta desta academia no futuro, uma vez que têm já várias equipas dedicadas à investigação da inteligência artificial em produtos e serviços.

Este cão tem 22 eixos que proporcionam uma série de posições. Possui ainda um sistema de aprendizagem que lhe permite saber quem são os seus donos, os horários, os sons típicos da casa, aprender novas palavras, gestos e ordens. Também se conecta na nuvem para aprender a como se comportar com a restante matilha Aibo. A sua conexão à internet permite que o seu dono interaja com ele remotamente, utilizando apenas um smartphone. A empresa japonesa diz que este consegue desenvolver uma personalidade única.

Possui ainda duas câmaras, quatro microfones, sensores de pressão e de movimento e ainda luminosidade. Tudo isto faz com que este robô responda ao toque, faça truques e reconheça as pessoas (especialmente o dono), além de obedecer a ordens de voz. Tudo isto é possível graças à tecnologia em que este se baseia, desenvolvida pela Cogitai, uma StartUp de inteligência artificial sediada na Califórnia e que foi adquirida pela Sony. O Aibo exige conexão à internet e pode interagir com outros objetos conectados na casa. Também servirá para fins educacionais e de segurança. Ainda não está à venda mas a sua comercialização está para breve.

Este vídeo foi gentilmente cedido pelo Santander

Recomendadas

Cinco dicas para ir de férias sem se endividar completamente

Planeando a estadia, a “mecânica” das refeições, o transporte, pesquisando e comparando ofertas e, sobretudo, definindo um orçamento, é possível desfrutar de um excelente momento sem gastar mais do que o pretendido. Saiba como.

Internet vai ser mais rápida em 480 freguesias. Saiba se vai ser beneficiado

Anacom fixou um prazo de três meses para o caso de as operadoras terem de promover ajustes nos seus equipamentos de rede para o cumprimento das obrigações de cobertura em conformidade com as novas velocidades. Veja se a freguesia onde reside ou onde trabalha vai ser beneficiada por esta alteração.

Conheça os países mais baratos para beber cerveja. Portugal está na lista

Num relatório publicado esta semana, o Deutsche Bank revelou os resultados de uma análise aos preços das imperiais nas capitais e principais cidades de dezenas de países em todo o mundo.
Comentários