Alargar passe social único em Lisboa custa 65 milhões de euros

A medida visa reduzir o número de bilhetes e alargar passes a toda a região, devendo resultar num encargo anual na ordem dos 65 milhões de euros.

As 18 câmaras municipais que integram a Área Metropolitana de Lisboa (AML) estão a estudar a possibilidade de virem a alargar a coroa do passe social e uniformizar a bilhética na região. A medida visa reduzir o número de bilhetes e alargar passes a toda a região, devendo resultar num encargo anual na ordem dos 65 milhões de euros, avança o jornal “Público”.

“No âmbito do grupo de vereadores da mobilidade e transportes temos vindo a trabalhar há uns meses largos para que a AML tenha um documento orientador. Tem sido muito difícil porque todos os municípios têm as suas especificidades, mas estamos a finalizar um documento”, explica José António Oliveira, vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.

O documento que está a ser preparado integra estudos sobre os custos associados às alterações propostas, como o alargamento da coroa do passe social L123 a todo o território da AML, gerando benefícios evidentes e um atrativo maior para os utentes. Atualmente, para fazer o percurso entre Sintra e o Barreiro ou entre Vila Franca de Xira e a Moita é preciso comprar três bilhetes/passes diferentes. Com esta alteração prevê-se que um passe mensal venha, em alguns casos, a ser reduzido para metade.

Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários