O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, desloca-se aos Açores, para a Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, marcada para sexta-feira e sábado. A assinatura de um declaração conjunta e aprovação do projecto integra são alguns dos pontos altos do evento.
A cimeira tem como objectivo a cooperação entre os arquipélagos da Macaronésia constituídos pela Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.
Durante a cimeira será aprovada uma declaração conjunta com vista à cooperação destes territórios em áreas como: Economia do Mar; Promoção do Comércio, Turismo e Investimento; Alterações Climáticas e Prevenção de Riscos; Juventude e Cultura; e Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I).
Será ainda assinalada a aprovação de um documento no âmbito do Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias (PO-MAC) (Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias), denominado ‘Integra’, que visa o apoio destes arquipélagos na “coordenação e o acompanhamento” das áreas estratégicas e “melhorar a competitividade das empresas”.
Finalizado o evento vai-se proceder à passagem da presidência dos Açores para Cabo Verde.