Alemanha: Olaf Scholz sucede a Schäuble na pasta das Finanças

O Partido Social-Democrata alemão (SPD) designou o até agora titular da Justiça, Heiko Maas, como novo ministro dos Negócios Estrangeiros, escolhendo também Olaf Scholz para ocupar o Ministério das Finanças do Governo de coligação de Angela Merkel.

O próprio Scholz e a líder designada do SPD, Andrea Nahles, deram a conhecer a lista dos seis ministros acordada nas negociações para a constituição do novo Executivo de coligação na Alemanha, dos quais os Negócios Estrangeiros e a Justiça são os de maior peso político.

A União Democrata Cristã (CDU) terá seis ministérios, os mesmos que o SPD, ao passo que a União Social-Cristã, da Baviera, terá três.

O mais recente Governo de Merkel terá, assim, sete mulheres e nove homens, com uma média de idades de 51 anos.

Tanto a CDU de Merkel como o SPD respeitaram a paridade de género nas suas listas, ao passo que os três nomes indicados pelo partido da Baviera são homens.

Entre os seis ministérios que correspondem à CDU, apenas dois serão ocupados por políticos com experiência ministerial: Ursula von der Leyen, na Defesa, e Peter Altmaier, que passa de ministro da Presidência para a Economia.

Os restantes são novas entradas no Governo, entre eles um destacado crítico da política de Merkel e que é o representante da ala mais à direita da CDU, Jens Spahn, que ocupará o Ministério da Saúde.

Entre os três ministros da CSU, o destaque vai para o Interior, que será ocupado pelo até agora líder da formação bávara e primeiro-ministro regional, Horst Seehofer, de acordo com a contabilização feita pela agência de notícias espanhola Efe.

O novo Governo será empossado na quarta-feira.

Ler mais
Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.
Comentários