Não é só nas grandes cidades que o alojamento local está a disparar. O número de alojamentos locais duplicou nos últimos 18 meses no concelho de Reguengos de Monsaraz duplicou.
Desde o início de 2017 foram registados 40 alojamentos locais no Turismo de Portugal, totalizando 74 unidades no concelho, estando previsto para 15 de julho a abertura da mais recente, diz a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
“Reguengos de Monsaraz tem atualmente capacidade para receber 1.149 turistas, nomeadamente 637 pessoas nos alojamentos locais e 512 nas duas dezenas de empreendimentos turísticos do concelho. Com a abertura da praia fluvial de Monsaraz, em junho de 2017, verificou-se um impacto considerável nas unidades de turismo, pois estiveram quase sempre lotadas durante o verão e pela primeira vez receberam um número significativo de reservas para uma semana completa”, lê-se na nota.
No ano passado, a autarquia registou cerca de 100 mil turistas, representando um acréscimo de 12,4% face a 2016.
O concelho alentejano é conhecido pela vila medieval de Monsaraz, pelo Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, que é considerado o maior do país com 22 olarias em atividade, os enoturismos, os principais monumentos megalíticos como o Cromeleque do Xerez e o Menir do Outeiro, o Observatório do Lago Alqueva e a Fábrica Alentejana de Lanifícios que produz há mais de um século as tradicionais mantas”, diz a autarquia.
O comunicado fala ainda da praia de Monsaraz, com Bandeira Azul, Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável.