António Damásio distinguido pela SPA

O cientista e escritor recebe esta terça-feira, 20 de março, no CCB, o Prémio de Vida e Obra da Sociedade Portuguesa de Autores durante a tradicional gala.

Professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia, e diretor do Brain and Creativity Institute na University of Southern California, em Los Angeles, António Damásio é também membro da National Academy of Medicine e da American Academy of Arts and Sciences, da Bavarian Academy of Sciences e da European Academy of Sciences and Arts.

O neurologista e neurocientista tem dado contributos fundamentais para a compreensão dos processos cerebrais subjacentes às emoções, aos sentimentos e à consciência. O seu trabalho sobre o papel do afeto na tomada de decisão teve um impacte profundo na neurociência, psicologia e filosofia.

A investigação e as ideias de António Damásio estão descritas em numerosos artigos científicos e diversos livros traduzidos em mais de trinta línguas e ensinados em universidades de todo o mundo: “O Erro de Descartes: Emoção, Razão e Cérebro Humano” (1995); “O Sentimento de Si: O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência” (2000); “Ao Encontro de Espinosa: As Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir” (2003); “O Livro da Consciência: A Construção do Cérebro Consciente” (2010) e “A Estranha Ordem das Coisas: A Vida, os Sentimentos e as Culturas Humanas” (2017).

A editora Temas e Debates, que publicou alguns dos títulos de António Damásio em Portugal, congratula-se, em comunicado, com o prémio outorgado pela SPA.

Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários