Aprovado novo produto para controle dos ácaros na cultura da bananeira

É uma boa notícia para os produtores madeirenses que passam a ter mais um mecanismo para controlo desta praga.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária aprovou, esta quarta-feira, um novo produto para controle dos ácaros (conhecido por cinzeiro) na cultura da bananeira.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas aguarda agora pela anuência do Ministério de Agricultura relativamente a mais dois produtos fitofarmacêuticos para controle de ácaros e de tripes, pragas que se não forem controladas podem resultar em perdas para os agricultores.

“Sabemos da importância que a cultura da bananeira tem para os agricultores e para a Região. Mal foi identificado esta situação a Direção Regional desenvolveu esforços para encontrar uma solução de modo a que os produtores consigam preservar os seus rendimentos”, explicou, esta tarde, o secretário com a tutela da Agricultura, Humberto Vasconcelos.

Este anúncio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas surge após a retirada do Rufast Advance que foi proibido para utilização. De referir que a banana é uma das culturas mais importante da Região com grandes impactos económicos. Em 2017 foram processadas cerca de 22 mil toneladas de banana.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários