Área ardida em 2017 é 12 vezes superior à do ano passado

Este ano apresenta “o quarto valor mais elevado de área ardida” da última década. Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ainda não incluem os hectares ardidos do incêndio em Pedrógão Grande.

O relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) adianta que os incêndios florestais já consumiram, até 15 de junho, 15.184 hectares, o que representa uma área ardida 12 vezes superior à do período homólogo. Nestes dados ainda não estão incluídos os hectares ardidos no incêndio em Pedrógão Grande.

O ano de 2017 apresenta “o quarto valor mais elevado de área ardida” da última década, por comparação com o mesmo período do ano anterior, indica o documento, que aponta ainda o ano de 2017 como aquele que conta com “o terceiro valor mais elevado em número de ocorrências” desde 2007, diz o ICNF, segundo a Lusa, citada pelos meios de comunicação.

Entre 1 de janeiro e 15 de junho registaram-se 5.760 ocorrências de fogo (1.515 incêndios florestais e 4.245 fogachos), um número 4.525 superior ao do mesmo período do ano anterior, quando deflagraram 1.235.

Relacionadas

Pedrogão Grande: 121 dos 135 feridos são civis

Incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande causou até ao momento 135 feridos, entre os quais 121 civis, 13 bombeiros e um militar da GNR. Sete feridos estão em estado grave.

Como o mundo noticia a tragédia de Pedrógão Grande

Tragédia que marcou o fim-de-semana está a ser falada por toda a imprensa internacional. Da CNN à Sky News, ninguém fica indiferente ao incêndio que já tirou a vida a mais de 60 pessoas numa aldeia a cerca de 200 km da capital.

Pedrógão Grande: Incêndio semelhante pode repetir-se em três quartos do país

“Infelizmente, o potencial para acontecerem novas tragédias é extremamente elevado”, afirmou o presidente do Fórum Florestal.

Incêndios penalizam economia nacional em 250 milhões de euros por ano

Desde o início do ano passado até 15 de outubro de 2016 aconteceram um total de 2677 incêndios florestais e 10 402 fogachos, resultando em 160 490 hectares de área ardida, segundo noticia o Dinheiro Vivo.

Gastos com incêndios podem ser excluídos do défice? Bruxelas diz que sim

Gastos com apoios de emergência podem estar fora do cálculo do défice deste ano, avança a porta-voz para os assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia.

Devastador. Canadair espanhol filma cenário impressionante em Pedrógão Grande

Força Aérea espanhola divulgou imagens obtidas a partir de um Canadair que veio ajudar no combate ao incêndio de Pedrógão Grande. Veja aqui a inacreditável dimensão da devastação causada pelas chamas.
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários