Oito horas por dia vai ser coisa do passado, acredita Jack Ma, fundador da maior loja online na China, a Alibaba.
Ficou bilionário depois de ter fundado a empresa em 1999, e acredita que nas próximas três décadas “as pessoas só vão trabalhar quatro horas por dia, e quatro dias por semana. “O meu avô trabalhou 16 horas por dia nas terras agrícolas e [pensou que estava] muito ocupado. Hoje trabalhamos oito horas, cinco dias por semana e pensamos que estamos muito ocupados”, disse Ma à CNBC quando falava na conferência Gateway ’17, em Detroit, Estados Unidos.
LIVE #JackMa at #Gateway17 watch here https://t.co/dzFbqQ0I0U pic.twitter.com/wB9zZa7ste
— Alibaba Group (@AlibabaGroup) June 21, 2017
Mas Jack Ma acredita também que esta pode ser a razão para uma III Guerra Mundial. “A primeira revolução tecnológica causou a 1ª Guerra Mundial. A segunda revolução tecnológica causou a 2ª Guerra Mundial. Esta [referindo-se à inteligência artificial] é a terceira revolução tecnológica”, disse, citado pelo Independent.
O CEO da Alibaba admite que as oportunidades que ele vê na evolução da inteligência artificial e na globalização são as razões pelas quais viaja tanto. Nas suas viagens, Ma diz a “todos os líderes de governo e de estado que eles têm de se movimentar rapidamente”, ou seja, têm de acompanhar sempre as mais recentes inovações.
“Se eles não se movimentarem rapidamente, haverá problemas”, defende o chinês. “Acredito que temos de reparar o telhado enquanto ele ainda existe.”
No entanto Ma admite que não gosta da ideia de máquinas e robôs “como ser humanos”. “Devemos garantir que a inteligência artificial possa fazer coisas que os seres humanos não conseguem”. E este não é o primeiro aviso do bilionário em relação à tecnologia. Em abril advertiu que a sociedade deveria preparar-se para décadas complicadas, à medida que a Internet perturba a economia.