Jack Ma: “As pessoas vão trabalhar apenas 4 horas por dia, 4 dias por semana”

Quem defende esta teoria é o CEO da Alibaba. O bilionário Jack Ma acredita que a revolução da inteligência artificial vai originar a “3ª Guerra Mundial.”

Jack Ma

Oito horas por dia vai ser coisa do passado, acredita Jack Ma, fundador da maior loja online na China, a Alibaba.

Ficou bilionário depois de ter fundado a empresa em 1999, e acredita que nas próximas três décadas “as pessoas só vão trabalhar quatro horas por dia, e quatro dias por semana. “O meu avô trabalhou 16 horas por dia nas terras agrícolas e [pensou que estava] muito ocupado. Hoje trabalhamos oito horas, cinco dias por semana e pensamos que estamos muito ocupados”, disse Ma à CNBC quando falava na conferência Gateway ’17, em Detroit, Estados Unidos.

Mas Jack Ma acredita também que esta pode ser a razão para uma III Guerra Mundial. “A primeira revolução tecnológica causou a 1ª Guerra Mundial. A segunda revolução tecnológica causou a 2ª Guerra Mundial. Esta [referindo-se à inteligência artificial] é a terceira revolução tecnológica”, disse, citado pelo Independent.

O CEO da Alibaba admite que as oportunidades que ele vê na evolução da inteligência artificial e na globalização são as razões pelas quais viaja tanto. Nas suas viagens, Ma diz a “todos os líderes de governo e de estado que eles têm de se movimentar rapidamente”, ou seja, têm de acompanhar sempre as mais recentes inovações.

“Se eles não se movimentarem rapidamente, haverá problemas”, defende o chinês. “Acredito que temos de reparar o telhado enquanto ele ainda existe.”

No entanto Ma admite que não gosta da ideia de máquinas e robôs “como ser humanos”. “Devemos garantir que a inteligência artificial possa fazer coisas que os seres humanos não conseguem”. E este não é o primeiro aviso do bilionário em relação à tecnologia. Em abril advertiu que a sociedade deveria preparar-se para décadas complicadas, à medida que a Internet perturba a economia.

 

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários