ASAE apreende mais de 10 mil gelados

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo uma operação onde fiscalizou 446 operadores económicos e instaurou 75 processos de contraordenação.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) dirigiu nas últimas semanas uma operação de fiscalização, junto às zonas balneares, nomeadamente áreas de apoios de praia, empresas de animação turística, atividades marítimo-turísticos e geladarias.

Em comunicado, a ASAE revela que esta operação “decorreu, a nível nacional, com a participação da Inspeção Regional das Atividades Económicas, da região Autónoma dos Açores e da Autoridade Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma da Madeira”.

No total, acabaram por ser fiscalizados 46 operadores económicos e instaurados 75 processos de contraordenação, o que indica uma taxa de 17%, de incumprimento.

A ASAE informa também que “nesta operação, foram ainda apreendidas 10.482 unidades de gelados, por uso indevido da menção artesanal, um instrumento de pesagem, por falta de controlo metrológico e 21 kg de moluscos bivalves vivos, pela inexistência de rastreabilidade, que impossibilitava o conhecimento da proveniência desses géneros alimentícios. As apreensões ascendem ao montante que ronda os 18 mil euros”.

Um dos apoios de praia acabou por ficar suspenso devido à “falta de requisitos de higiene e de uma empresa de animação turística, por inexistência de licença/registo”, explica a ASAE.

Relacionadas

ASAE deteve 65 pessoas pela prática de jogo ilegal e apreendeu 450 mil euros

De acordo com os especialistas em dependências de jogo. o número de viciados tem vindo a crescer e existem cada vez mais pessoas a procurar ajuda. “Enquanto nas drogas e no álcool a família incentiva a procura de ajuda, no caso do jogo isso não acontece com tanta frequência”, refere Adelino Vale Ferreira, diretor da DICAD.

Comerciantes vão ser obrigados a comunicar vendas acima de 15 mil euros à ASAE

A medida faz parte do novo pacote de medidas de prevenção do branqueamento de capitais, que entrou em vigor em setembro de 2017, e prevê um reforço dos cuidados em compras realizadas em dinheiro vivo.

ASAE apreende água não potável engarrafada e a ser vendida como de marca

Foram apreendidos 319 litros de água “que apresentavam estas inconformidades” e os responsáveis da empresa foram constituídos arguidos.
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários