As autoridades britânicas indicam que pelo menos sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na sequência dos ataques perpetrados na noite deste sábado em território britânico. A Polícia Metropolitana de Londres avança ainda que foram abatidos a tiro três atacantes, depois de terem abalroado com um veículo automóvel vários peões na London Bridge.
“Acreditamos que seis pessoas morreram, além de três atacantes que foram abatidos a tiro pela polícia. E pelo menos 20 vítimas foram levadas para seis hospitais em Londres”, afirmou o comissário adjunto da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Rowley.
A polícia dá conta de que os atacantes terão entrado com um veículo na London Bridge com intenção de atingiu mortalmente os peões. Depois de terem largado o automóvel, os suspeitos terão esfaqueado várias pessoas com recurso a uma arma branca em Borough Market.
Um agente de serviço da polícia de transportes britânica que estava a responder ao incidente em London Bridge foi gravemente ferido mas, de acordo com as autoridades, não corre risco de vida.
A Polícia Metropolitana de Londres terá depois confrontado “de forma corajosa e rápida” três homens suspeitos, que foram baleados e mortos em Borough Market.
O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, descreve os ataques como “um ataque deliberado e cobarde” contra “londrinos inocentes” e apelou aos turistas e locais para que mantenham a calma e evitem os locais dos atentados.
“Não temos ainda todos os detalhes, mas este foi um ataque deliberado e cobarde contra londrinos inocentes e os que visitavam a nossa cidade, aproveitando à noite de sábado. Condeno firmemente. Não há justificação para atos bárbaros como estes”, afirmou Sadiq Khan, que este sábado estará reunido com o comité Cobra, o gabinete de crise do Governo britânico.