Até 50% de água: há um “mundo aquático” fora do Sistema Solar

Equipa liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço conclui, que uma das massas de dois planetas encontrados fora do Sistema Solar tem entre 9% a 50% de água.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) determinou que a massa de um dos dois planetas, que estão fora do Sistema Solar, contém entre 9% e 50% de água. Estas duas massas giram em volta da estrela HD106315.

Em comunicado, a equipa que é composta por investigadores de 11 países, chegou à conclusão que a massa do planeta HD106315b,tem uma massa 12,6 vezes maior que a da Terra, enquanto a massa do planeta HD106313c,possui uma massa 15,2 vezes maior.

A investigação detalhada ao “planeta b”, que contém a massa menor, revelou até 50% de material rochoso e uma quantidade de água entre os 9% e os 50%, naquilo que é descrito no comunicado do IA, como um “mundo aquático”.

Estes dois planetas foram descobertos anteriormente pelo satélite Kepler, da NASA, pelo método de trânsito, que consiste na medição da diminuição da luz de uma estrela, provocada pela passagem de um exoplaneta na sua frente, ou seja uma espécie de micro-eclipse.

Relacionadas

Portugal prepara-se para descobrir os exoplanetas

A “Missão Ariel” será a próxima missão do programa científico e vai ser lançada em 2028. A participação portuguesa é liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Recomendadas

Carocha: Afinal, o carro do povo não morreu

Ao fim de oito décadas, o veículo que atravessou diversos momentos históricos chegou ao fim de uma longa estrada. O Carocha foi um símbolo do renascimento económico da Alemanha do pós-guerra e foi um sucesso de vendas nos Estados Unidos. Em Portugal, o espírito continua bem vivo: além de um hino, são vários os clubes e os colecionadores que guardam relgiosamente um modelo que pode valer mais de 100 mil euros.

Ângelo Girão: o comendador que mete medo aos avançados

Meses depois de ser campeão europeu de clubes pelo Sporting, realizou o sonho de tornar Portugal campeão mundial. O fim do jejum que durava desde 2003 deveu-se em grande parte ao guarda-redes de 29 anos que provou, uma vez mais, que não existe ninguém melhor a evitar que os sticks levem a bola para dentro da baliza. Os argentinos, espanhóis e italianos podem confirmá-lo.

Assembleia da República: Maioria absoluta masculina, acima dos 50 e recém-chegada

A XIII Legislatura, que está quase a terminar, não fica só marcada pela “geringonça”. Ao longo dos últimos quatro anos os portugueses foram representados por um Parlamento tão envelhecido quanto inexperiente no desempenho de funções. Aqui está a radiografia dos nossos deputados.
Comentários