Atenção a estas burlas. Há formas de denunciar

A Polícia Judiciária alerta para possíveis burlas online. O Economize mostra-lhe onde pode denunciar.

Leilões, lojas de Facebook falsas ou emails com promessas de muito dinheiro para o seu bolso, entre outras opções: tanto a Internet como as pessoas que lhe batem à porta podem  gerar sugestões aliciantes. Porém, o cidadão deve estar atento e saber filtrar na hora de fazer compras, de consultar o seu correio eletrónico ou de as aceitar, uma vez que pode estar susceptível a atos de burla (e nem dar conta disso).

A pensar possíveis burlas online, a Polícia Judiciária (PJ) preparou um conjunto de ‘bê-á-bá’ da fraude para que não caia nas manhas dos burlões, por exemplo, na hora de comprar um carro:

  • O comprador acede ao site e licita ou entra em contacto com o vendedor da viatura que pretende adquirir;
  • Percebido o interesse e determinação na aquisição da viatura” o comprador é convidado a abandonar os canais de pagamento disponibilizados pelo site” beneficiando” por esse motivo” de um desconto apreciável (1.000 a 1.500 euros);
  • Sendo-lhe” então” sugerido um meio alternativo de pagamento” envolvendo transferências bancárias directas” através de outras entidades financeiras;
  • As propostas de venda têm sido referenciadas a partir da Alemanha” destinando-se as respectivas transferências a países de leste ou à própria Alemanha;
  • Nestas situações” o comprador nunca obtém qualquer contrapartida da transferência efectuada” nomeadamente a entrega do veículo automóvel.

Já a Polícia de Segurança Pública (PSP) também tem uma lista dos sete principais esquemas deste género em Portugal, na qual figuram as seguintes: a falsa herança ou doação; os falsos peditórios; os falsos videntes; a burla dos trocos; o falso amigo ou familiar; os falsos funcionários e as burlas online. Tanto o Ministério Público como as autoridades policiais têm ferramentas disponíveis para atender às denúncias de embuste dos portugueses.

Onde denunciar ou pedir apoio sobre como o fazer?

Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários