Atraso na resposta do combate aos fogos preocupa Marcelo

A apreensão de Marcelo Rebelo de Sousa resulta do facto de o relatório referir a necessidade de uma mudança total nas estruturas operacionais da Proteção Civil, o que ainda não foi feito.

Cristina Bernardo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está preocupado com o atraso na definição do sistema de combate aos fogos para a época de incêndios deste an, noticia o jornal “Público”, na edição desta sexta-feira.

A apreensão de Marcelo Rebelo de Sousa resulta do facto de o relatório referir a necessidade de uma mudança total nas estruturas operacionais da Proteção Civil, o que ainda não foi feito.

O relatório feito pela Comissão Técnica Independente, liderada por João Guerreiro é bastante pormenorizado no que diz respeito à gestão das operações.

Para Marcelo Rebelo de Sousa “este relatório dá um grande contributo” e “implica restruturações” sendo que, “depois haverá decisões do Governo e decisões administrativas de curto prazo”.

Recomendadas

Marcelo aprova aumentos de 700 euros para juízes, mas critica fosso salarial face aos polícias e militares

Marcelo Rebelo de Sousa destaca que os juízes, e membros de autoridades reguladoras e de supervisão a entidades públicas empresariais e empresas públicas, passando por outras entidades administrativas, já estão com salários mais elevados do que o primeiro-ministro. O Presidente exige que a desigualdade salarial seja “encarada na próxima legislatura”.

Incêndios florestais caíram 26% este ano face a 2018

“Estamos, até hoje, com 6.800 incêndios desde o início do ano, o que significa que temos um número de incêndios 36% inferior à média dos últimos dez anos. E uma área ardida 42% inferior à média dos últimos dez anos”, sublinhou Eduardo Cabrita.

Proteção Civil tem reservas de combustível para “mais de dois meses”

Apesar de garantir que existem reservas para mais de dois meses, Eduardo Cabrita sublinha que as prioridades têm de ser asseguradas quando se fala numa dificuldade de distribuição.
Comentários