Autor
Ana Pina
apina@jornaleconomico.pt
Artigos

Luísa Pedroso Lima: “A solidão mata mais do que a poluição do ar, a obesidade ou o tabaco”

Estamos cada vez mais inábeis no que respeita a competências sociais. O que é feito da empatia se já não sabemos “ler” os outros? O que é feito do relacionamento ao vivo quando prevalece o digital? Não estaremos afinal mais isolados?

Sofia Guedes Vaz: “Não podemos continuar a crescer ilimitadamente num sistema finito”

Urge adotar novos estilos de vida. Desperdiçar menos, consumir menos. Escolher melhor, sensibilizar mais. Pensar que ‘ambiente’ rima com cidadania, bem-estar e justiça social, e menos com ciclovias e ecopontos. E que devemos sonhar com ética e menos egoísmo.

Nuno Sampaio: “Uma maior fragmentação vai obrigar a negociações”

O autor do ensaio “Eleições na União Europeia”, editado pela FFMS, faz uma leitura positiva da fragmentação partidária do Parlamento Europeu, na medida em que obrigará a “negociações mais intensas e alargadas entre as forças políticas europeístas”, e realça o decréscimo da abstenção ao nível europeu. Destaca contudo o caso de Portugal, “que parece em contraciclo”, embora em inquéritos de opinião recentes seja dos países cujos habitantes “revelam atitudes mais positivas em relação à UE”.

Conceição Pequito: “A partidocracia destrói a democracia representativa”

Dos traços antidemocráticos que subsistem na cultura política portuguesa à forte personalização da vida política, passando pela partidocracia, são muitos os alertas que a autora nos deixa, entre os quais, o facto de “o passo que vai da democracia representativa e liberal até à democracia iliberal e populista ser muitíssimo curto”.

Teresa Ferreira Rodrigues: “O SNS é apenas uma face da saúde em Portugal”

O envelhecimento é um desafio que se conjuga no presente e que implica mudar de uma lógica de quantidade de vida para uma lógica de qualidade de vida. Acima de tudo, é preciso planear e mudar de paradigma. É preciso educar para a saúde. Quem o diz é Teresa Ferreira Rodrigues, autora do ensaio “Envelhecimento e Políticas de Saúde”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Setor exportador com autonomia financeira mais elevada

Entre o impacto do Brexit e a inovação tecnológica, que abre espaço a fontes de financiamento não tradicional, Filipe S. Fernandes, jornalista e autor do ensaio “Exportações: uma história recente de sucesso”, publicado no Jornal Económico, deixa-nos alguns números que, não sendo uma radiografia, nos dão pistas importantes sobre as empresas exportadoras.
Ver mais artigos