Autor
Artigos
A flauta de Hamelin
O presente foi privilegiado em detrimento do futuro, criando menos perspetivas para as próximas gerações, e perdeu-se a oportunidade de investir mais aproveitando um ciclo de taxas muito baixas a nível global.
Um passe para lado nenhum
Situações como as que se vivem nos transportes fluviais com a margem sul anulam todos os esforços de redução dos preços dos passes sociais.
Remar contra a corrente
Os bancos centrais estão mais concertados e mais bem preparados, e o mundo é mais regulado do que noutros períodos potencialmente semelhantes na história.
Menos populismo, mas menos força para o euro
Apesar da resiliência do centro político europeísta, a UE que saiu das últimas eleições vai exigir, no mínimo, uma série de equilíbrios e acordos inovadores que permitam algum ímpeto de integração.
A espera
Falar em recessão é um cenário que parece exagerado, sobretudo pela resiliência da procura privada, como sequência de um mercado de trabalho mais robusto, capaz de gerar consumo.
O trimestre europeu
Eleições europeias, Brexit e focos de euroceticismo local podem trazer ao de cima incerteza que os mercados poderão levar a sério. Em todo o caso, uma recessão parece fora de hipótese.
Ver mais artigos