Autor
Shrikesh Laxmidas
Diretor Adjunto
slaxmidas@jornaleconomico.pt
Artigos

Abrandamento da economia poderá ser entrave para Moody’s igualar as pares na avaliação de Portugal

A Moody’s tem agendada uma avaliação à notação da dívida soberana portuguesa esta sexta-feira. A agência poderá querer alinhar-se com a S&P e a Fitch através de uma subida de um grau para ‘Baa2’, mas as incertezas que estão a esfriar o crescimento da economia global poderão ser motivo para manter o ‘status quo’.

Fitch diz que EDP mostra “progresso” na implementação do plano estratégico

A Fitch sublinhou que este progresso ocorre apesar de um “efeito severo no EBITDA proveniente da geração renovável devido a escassez nos recursos hidro e, a um grau menor, no eólico na Ibéria no primeiro semestre de 2019”.

Matérias inflamáveis

Os ‘três F’ – futebol, fado e Fátima – que sobreviveram à queda do anterior regime como símbolos da pacificação dos portugueses – deveriam na verdade ser quatro. Quem tenta tirar ou perturbar as nossas férias está a brincar com coisas sérias. Em ano de eleições, era expectável que a habitual silly season que costuma […]

Corte nas taxas de juro afundam Wall Street no fecho da sessão

O líder da Fed mostrou também estar mais preocupado com o investimento das empresas, com o crescimento global e com as crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Powell deixa poucas pistas: não é um ciclo longo de cortes, mas também não é só um

“Quando se pensa em ciclos de cortes, normalmente duram um período longo. O comité não se vê nessa posição, que seria necessária só se estivessemos num enfraquecimento real da economia”, referiu o presidente da Reserva Federal.

Powell: “Ainda estamos a aprender a lidar com as tensões comerciais”

O presidente da Reserva Federal explicou que o primeiro corte na taxa de juro em mais de uma década serve “para proteger contra riscos negativos do fraco crescimento global e a incerteza comercial, para compensar estes fatores e promover um retorno mais rápido ao objetivo de 2% [da inflação]”. 
Ver mais artigos