Bancos poupam mais de mil milhões de euros com despedimentos

Desde a entrada da troika, em 2011, houve um corte de 25% na massa salarial paga anualmente pelos bancos.

A redução do número de funcionários no setor da banca contribuiu para que o montante da folha salarial pago aos trabalhadores tenha emagrecido, nos últimos sete anos, mais de mil milhões de euros. Desde a entrada da troika, em 2011, houve um corte de 25% na massa salarial paga anualmente pelos bancos, avança o jornal “Correio da Manhã”.

Nos últimos sete anos, foram encerrados 1.895 agências bancárias em todo o país e registou-se um corte de 10.608 funcionários. No primeiro semestre deste ano, a verba paga aos funcionários do setor da banca caiu 1,1 mil milhões de euros, em comparação com 2011, tendo-se fixado nos 4,4 mil milhões de euros. O valor mais baixo verificou-se em 2014, quando o montante da folha salarial chegou aos 3,6 mil milhões de euros.

O corte nos quadros de pessoal contribuiu ainda para reduzir também os chamados custos operacionais – soma do valor dos ordenados, de outros gastos administrativos e de amortizações – das instituições bancárias. Em 2011, a fatura da banca para o conjunto destas componentes ascendia a quase oito mil milhões de euros. Passados seis anos desceu até 5,7 mil milhões de euros, menos 2,2 mil milhões de euro, o que correspondeu a uma baixa de quase 30%.

Recomendadas

Inovação e empreendedorismo

Há que aplicar as novas tecnologias à cadeia de valor de uma empresa para que esta possa fornecer a melhor resposta ao cliente, conhecendo e focando-se nas necessidades que este tem. Neste ponto as startups representam uma mais-valia.

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.

JP Morgan bem posicionado para liderar entrada em bolsa da WeWork

Dona da WeWork vai emitir obrigações até seis mil milhões de dólares e fontes próximas da empresa revelaram que a instituição financeira que montar esta operação poderá ter papel ativo na entrada em bolsa da WeWork.
Comentários