Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, disse hoje, dia 7 de julho, em declarações à RTP1, que acredita que vão ocorrer novas demissões de equipas de médicos nos hospitais nacionais.
Na sequência da demissão, ocorrida ontem, de 16 chefes de medicina do Hospital de São José, em Lisboa (Serviços Hospitalares de Lisboa Central), Miguel Guimarães admitiu que “um conjunto de demissões “podem acontecer a qualquer momento em qualquer hospital”.
O Bastonário da Ordem dos Médicos explicou que esta situação poderá ocorrer porque os médicos, diretores clínicos e de serviços hospitalares, “não podem assumir uma responsabilidade desta natureza sem terem, de facto, o apoio do Ministério da Saúde.
Os médicos demissionários no Hospital de São José, diretores de serviços e diretores clínicos, queixam-se da falta de condições nos serviços de urgência e da falta de recursos humanos, além de sublinharem a necessidade de adoção de um plano de catástrofe.
A demissão destes responsáveis do Hospital de São José levou já o Bloco de Esquerda a solicitar uma audição de urgência na Assembleia da república.