BCE prepara programa de estímulo na Zona Euro

O Banco Central Europeu (BCE) deverá iniciar, nas próximas semanas, a compra de ativos de forma a injetar liquidez na banca, tal como anunciou o presidente do organismo, Mario Draghi, recentemente em Washington. O objetivo é que esta medida se reflita no financiamento de empresas e famílias, estimulando assim as economias dos países da zona […]

O Banco Central Europeu (BCE) deverá iniciar, nas próximas semanas, a compra de ativos de forma a injetar liquidez na banca, tal como anunciou o presidente do organismo, Mario Draghi, recentemente em Washington. O objetivo é que esta medida se reflita no financiamento de empresas e famílias, estimulando assim as economias dos países da zona euro e aliviando a ameaça da deflação.

 

Também o vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, assegurou que a instituição europeia está a entrar numa nova etapa. De acordo com o ex-governador do Banco de Portugal, “as medidas decididas nos últimos meses marcam uma nova fase na estratégia do BCE”.

 

No que diz respeito às taxas de juro da zona euro, recorde-se que se mantêm atualmente no mínimo histórico de 0,05%. A garantia foi deixada por Mário Draghi na última reunião do BCE, realizada em Nápoles, Itália.

Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?