Biblioteca de José Hermano Saraiva vai a leilão no Palácio do Correio Velho

São 350 lotes que estarão à venda na primeira parte da Biblioteca do Professor José Hermano Saraiva. Trata-se do conhecido apresentador do programa televisivo A Alma e a Gente, sobre a História de Portugal, transmitido na RTP2 entre 2003 e 2011, e de outros programas semelhantes que desde 1971 foram sendo transmitidos pela RTP.

São 350 lotes que estarão à venda na primeira parte da Biblioteca do Professor José Hermano Saraiva. O conhecido apresentador do programa televisivo A Alma e a Gente, sobre a História de Portugal, transmitido na RTP2 entre 2003 e 2011, e de outros programas semelhantes que desde 1971 foram sendo transmitidos pela RTP, foi um advogado, historiador, professor liceal, político, diplomata, divulgador e comunicador televisivo português. Ocupou o cargo de Ministro da Educação entre 1968 e 1970,

“O leilão, que está já a suscitar bastante interesse junto dos clientes do Palácio do Correio Velho, decorrerá online entre as 10h de dia 10 e as 22h de dia 17 do corrente mês”, anuncia a leiloeira em comunicado.

“De referir, que em março deste ano, foi à praça a colecção de arte do conhecido apresentador, tendo sido um sucesso junto do público”, refere a nota.
Conhecido do grande público por apresentar a história em programas televisivos, nasceu em 1920, formou-se em Ciências Histórico – Filosóficas na Faculdade de Letras, em 1941, e em Direito (Ciências Jurídicas) na Faculdade de Direito, em 1946. Foi vereador da Câmara Municipal de Lisboa para a Cultura, deputado à Assembleia Nacional, procurador à Câmara Corporativa (1965-1973) e Ministro da Educação, nos anos de 1968 a 1970. Durante o seu ministério, enfrentou um dos momentos mais conturbados da oposição ao Salazarismo, com a crise académica de 1969. Exerceu também o cargo de Embaixador de Portugal no Brasil até 25 de Abril de 1974.

José Hermano Saraiva foi um também grande colecionador de Arte e de Livros antigos, tendo reunido uma colecção eclética, composta por peças arqueológicas, esculturas, talha e pinturas de cariz religioso, sobretudo dos séculos XVI e XVII, colecção essa que foi leiloada pelo Palácio do Correio -Velho em março deste presente ano.

Segue-se agora o leilão de cerca de 350 lotes de livros da sua biblioteca, que reúne na sua generalidade, livros de arte, literatura clássica, religião, Lisboa, história e leis, crónicas, Índia portuguesa, filosofia.

A leiloeira destaca “as seguintes importantes e raras obras: De Luys Pereyra. A Elegiada. Manoel de Lyra, 1588; De Plínio, a Historia Natural, Madrid, 1629; De Damião de Goes, a Chronica de El -Rei D. Manuel, Lisboa, 1749; De Fonseca, Évora Gloriosa, Roma, 1728; De D.Rodrigo da Cunha, o Catálogo dos Bispos do Porto, Porto, 1623; Constituições Sinodaes do Bispado de Braga, Lisboa, 1697; Manuscrito – Regimento Interno da Maçonaria. 1849; De Alão. Antiguidade da Sagrada Imagem de Nª Srª de Nazareth; De Perpiniani. De Vita et Moribus, Coloniae Agrippinae, 1609; Uma rara Miscelânea sobre a Restauração; De Nicolau de Santa Maria, a Cronica dos Cónegos REgrantes de Santo Agostinho. Lisboa, 1668; De Petrarca, os Sonetti et Canzione. Milano, 1512; De Fr. Bernardo de Brito, A Monarquia Lusitana, Lisboa, 1632 – 1690; De Frei Gaspar Fructuoso, As Saudades da Terra, Funchal, 1873”.

Ler mais

Recomendadas

“Desconhecida Num Comboio”

Jenny Diski pinta-nos uma América tão fascinante quanto repelente. Eis a sugestão de leitura desta semana da livraria Palavra de Viajante

Anjos penduram asas. Desfile da Victoria’s Secret vai deixar de se realizar

O cancelamento do desfile foi anunciado pela manequim Shanina Shaik, mas ainda não foi confirmado oficialmente pela marca. A super-modelo portuguesa Sara Sampaio já desfilou por diversas vezes com as famosas asas de anjo.

Cristiano Ronaldo enfurece sul-coreanos. Fãs querem compensação por “angústia mental”

De acordo com o jornal, a ‘superestrela’ foi contratada para jogar durante 45 minutos no jogo contra a equipa sul-coreana, mas Ronaldo permaneceu no banco de substituição durante os 90 minutos que o jogo demorou a acabar.
Comentários