A crise política em Itália teve novos episódios nos últimos dias, após o presidente Sergio Mattarella ter rejeitado a escolha de um ministro da Economia eurocético, deitando por terra a tentativa de formação de um governo de coligação do Movimento 5 Estrelas e a Liga, um partido de extrema-direita.
“Os mercados de ações europeus prolongam as perdas do início da semana, com um arranque da sessão de terça-feira em correção superior a 0,5%. As praças de Londres e de Nova Iorque regressam [esta terça-feira] à negociação. Se a instabilidade política em Espanha e Itália marca a evolução das yields e afeta o setor da banca, a trajetória recente de queda dos preços das matérias-primas pressiona os setores energético e de recursos naturais”, explica o analista de mercados do Millenium Investment Banking, Ramiro Loureiro.
Entre as principais congéneres europeias, o dia está a ser pintado de ‘vermelho’. O alemão DAX tomba 1,59%, o britânico FTSE 100 recua 1,38%, o francês CAC 40 deprecia 1,68%, o espanhol IBEX 35 cai 2,45% e o italiano FTSE MIB 2,81%.
“Os próximos dias serão mais ricos em termos de indicadores macroeconómicos e por isso é natural que os investidores estejam mais cautelosos. Para hoje teremos indicadores de confiança e ambiente económico em Portugal que merecem observação. Por cá a Navigator anunciou datas de pagamento de dividendo”, conclui Loureiro.
Em Lisboa, nenhuma cotada está em terreno positivo, numa sessão onde as papeleiras Navigator (-2,16%, para 5,20 euros) e Altri (-3,22%, para 7,21 euros) são destaque tamém. A Navigator informou hoje o mercado sobre o pagamento dos dividendos, 0,23 euros por ação, e da distribuição de reservas livres, 0,04 euros por ação. “As ações deixam de transacionar sem direito aos mesmos a partir do dia 15 de junho [ex-date]”.
Já a Altri informou o mercado da emissão de 50 milhões de euros em obrigações, por subscrição particular, pelo prazo de dez anos. A “operação visa a extensão do perfil de maturidade da dívida, o reforço da estrutura de capitais e a diversificação das fontes e tipologia de financiamento”, explica o analista de mercado do Millenium Investment Banking.