BPI reúne 150 empresários de Aveiro para debater desafios da Indústria 4.0

A abertura do evento esteve a cargo de Pedro Barreto, administrador do BPI responsável pela banca de empresas e institucionais, que salientou que “o BPI nasceu para servir as empresas”.

O BPI reuniu mais de 150 gestores e empresários do distrito de Aveiro para debater os desafios da Indústria 4.0, no âmbito dos “Encontros BPI com empresas”, cuja quinta “etapa” se realizou em Ílhavo, anuncia o banco em comunicado.

A abertura do evento esteve a cargo de Pedro Barreto, administrador do BPI responsável pela banca de empresas e institucionais, que salientou que “o BPI nasceu para servir as empresas”. O administrador do BPI fez questão de referir que a integração do banco no grupo CaixaBank “vai permitir acelerar o banco”.

Pedro Barreto alertou também os gestores para as oportunidades do programa Portugal 2020, que contempla incentivos às empresas para adotarem tecnologias e processos associados à Indústria 4.0 “O objetivo é acelerar o desenvolvimento e modernização da indústria, tornando-a mais produtiva, eficiente, flexível e globalmente competitiva”, diz o comunicado.

Na sua intervenção, António Costa, senior partner do Kaizen Institute Western Europe, reforçou que “em pouco tempo teremos a indústria 4.0 altamente disseminada e serviços cada vez mais inteligentes. As empresas devem olhar para a revolução digital como uma oportunidade para se destacarem num ambiente cada vez mais competitivo”. O especialista em metodologia ’Kaizen Lean’ defendeu que “uma evolução digital sólida pressupõe a simplificação e desenvolvimento da aptidão das equipas para melhorar de forma contínua.”

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, manifestou, por sua vez, abertura para receber e apoiar novos investimentos empresariais no seu concelho.

A região de Aveiro tem uma preponderância significativa no panorama nacional no que respeita às indústrias de alta e média-alta tecnologia e às indústrias transformadoras com fatores competitivos avançados, lê-se na nota.

Durante dois anos, o BPI vai percorrer todas as capitais de distrito “para reforçar a proximidade às empresas e instituições de cada região”, diz o comunicado. Os próximos “Encontros BPI com Empresas” vão realizar-se em Braga e Coimbra.

Ler mais
Recomendadas

Inovação e empreendedorismo

Há que aplicar as novas tecnologias à cadeia de valor de uma empresa para que esta possa fornecer a melhor resposta ao cliente, conhecendo e focando-se nas necessidades que este tem. Neste ponto as startups representam uma mais-valia.

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.

JP Morgan bem posicionado para liderar entrada em bolsa da WeWork

Dona da WeWork vai emitir obrigações até seis mil milhões de dólares e fontes próximas da empresa revelaram que a instituição financeira que montar esta operação poderá ter papel ativo na entrada em bolsa da WeWork.
Comentários