Brasil de Lula no debate da Liberdade em Portugal

Além dos debates temáticos já programados existe ainda espaço para temas abertos à iniciativa dos participantes e que já acolheram sugestões como Emprego, Género, Natalidade e Racismo.

Os acontecimentos do último ano no Brasil, com a deposição da presidente Dilma Rousseff e a prisão de Lula da Silva, vão estar em debate no encontro Liberdade e Pensamento Crítico marcado para o sábado dia 14 de julho, no antigo Liceu Camões em Lisboa.

O tema ‘Flagrantes Delitos à Liberdade – o caso do Brasil’ será apresentado por Amândio Silva e a moderação do debate está entregue a Carlos Serrano, do coletivo Andorinha. Participa também Bruno Falci, da representação do Partido dos Trabalhadores (PT) em Portugal.  

Como  Jornal Económico já avançou convívio de solidariedade, debates e música são três dos atrativos desta iniciativa de homens e mulheres de várias organizações da sociedade civil.

O programa reparte-se por várias salas que recordam os nomes de Alípio de Freitas, Palma Inácio, José Afonso, Catarina Eufémia, Sophia de Mello Breyner e Júlio Pomar, inclui almoço convívio servido no refeitório da escola e terminará com o concerto ‘Abraço Musical’, no pátio do antigo Liceu Camões, onde há 60 anos se realizou o único comício da campanha presidencial do general Humberto Delgado. Em palco estarão João Afonso, Francisco Fanhais, AP Braga, José Fanha, Manuel Teixeira e António Rosa, Vento Suão, ComSonante dirigido pelo maestro Luís Pedro Faro, André Fausto & Companheiros de Aventura, entre outros anunciados em cartaz.

 

Pograma da Jornada

10h00 -10h20, Ginásio, Abertura. Intervenções do Diretor da Escola Secundária Camões e do representante da Comissão Organizadora

10h20 – 10.30, Ginásio. Inauguração do Fórum Multimédia permanente. Organização de Mário Moutinho. Segue-se inauguração da Exposição “Muitas vidas numa só”. Homenagem a Alípio de Freitas. Montagem da Associação José Afonso

10h40 – 10h50, Claustros. Inauguração da Exposição “Linha de Frente – Homens e Mulheres na luta pelos Direitos Humanos”. Iniciativa do Coletivo Andorinha

10h50 – 11h00, Pátio, Música Andante

11h00 – 13h00, Sala Catarina Eufémia. Debates informais (iniciativa dos participantes). Alguns temas já sugeridos: ambiente, emprego, género, natalidade, racismo. Introdutor: Luís Vaz. Moderador: Rafael Galego. Sala Alípio de Freitas. Militância partidária, livre pensamento em cooperação conflitual. Introdutor: Camilo Mortágua. Moderador: Manuel Lisboa.Sala Palma Inácio. Revolta e Revolução. Introdutor: Hélder Costa Moderador: Isabel do Carmo. Sala Sophia de Mello Breyner. Poesia, teatro e música com o grupo Acusa Teatro/Casa das Cenas e Carlos Carranca, acompanhado de Nuno Cadete e Luís Martins. Moderador: Guadalupe Magalhães. Sala Júlio Pomar. Produção livre de obras de artes plásticas sobre o tema Liberdade. Coordenador: David Zink.

 

12h00 – 12h10, Pátio.Música andante

13h00 – 15h00, Refeitório e Espaços Abertos. Almoço de confraternização animado por música andante

15h30 – 18h00, Sala Palma Inácio. Flagrantes Delitos à Liberdade – o caso do Brasil. Introdutor: Amândio Silva. Moderador: Carlos Serrano. Sala José Afonso. Condicionamento do livre pensamento através da manipulação da cultura e da comunicação social.Introdutor: Jacinto Rego de Almeida. Moderador: Anabela Henriques. Sala Alípio de Freitas. Militância partidária, livre pensamento cooperação conflitual. Moderador: Vasco Graça. Sala Catarina Eufémia. Debates informais. Moderador: Teresa Gago. Sala Sophia de Mello Breyner. Poesia e música com José Fanha e David Zink. Moderador: Mário Moutinho.Sala Júlio Pomar. Produção livre de obras de artes plásticas sobre o tema Liberdade

16h30 – 16h45, Pátio. Música andante.

18h00 – 18h30, Pátio. Apresentação do espetáculo ” Sê tu todo”. André Fausto & Os Companheiros de Aventura. Segue-se a sessão de encerramento com intervenções de representantes de cada uma das Salas, da Organização e da Câmara Municipal de Lisboa.

19h30 – 22h, Pátio. Concerto “Abraço Musical”. Com a participação de André Fausto & Os Companheiros de Aventura, AP Braga, B-Fachada, ComSonante, Francisco Fanhais, João Afonso, João Pestana, Manuel Teixeira e António Rosa, Pedro Barroso e Vento Suão.

Ler mais
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários