O banco de investimento Nomura alterou a sua morada, trocando Londres por Frankfurt como sede das operações da União Europeia, uma medida relacionada com o Brexit, avança a Bloomberg esta quinta-feira.
A maior corretora do Japão vai dar início aos preparativos ainda este mês, de forma a assegurar uma base estável no centro financeiro alemão, o que implica aprovação regulatória e encontrar um espaço para os escritórios, antes de transferir cerca de 100 funcionários de Londres para a cidade alemã.
Esta deslocação do Nomura vai a avante mesmo depois da perda da maioria de Theresa May nas eleições deste mês, que promete uma transição para o Brexit “mais suave”.
A cidade de Frankfurt é a casa do Banco Central Europeu, e emergiu como uma das principais opções para a realocação de bancos. Segundo a Bloomberg, a Goldman Sachs e a Morgan Stanley são mais duas empresas que estão à procura de escritórios na cidade alemã. Frankfurt pode vir a tornar-se no novo palco do centro comercial da União Europeia.
Nomura, que, em março, tinha 3.026 funcionários na Europa, principalmente em Londres, estava a considerar Munique, Paris e o Luxemburgo como nova casa para abrigar as suas operações na UE. Kenji Yamashita, porta-voz da Nomura em Tóquio, recusou-se a comentar a decisão.