Bruxelas aprova 90 milhões para financiar linha ferroviária entre Sines e Espanha

Comissão Europeia aprova 89,5 milhões de euros para financiar a construção do Corredor Internacional Sul, que ligará Sines à fronteira do Caia, uma das ligações previstas no Plano Ferrovia 2020, segundo o Governo.

Com este financiamento, ” ascende a 600 milhões de euros o contributo total do Mecanismo Interligar a Europa (CEF Geral e Coesão) para o Plano Ferrovia 2020″, adianta  o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Como informa a Lusa, as obras do troço Elvas – Fronteira devem iniciar-se até ao final deste ano, “altura em que será posto a concurso o troço com maior investimento, que ligará Évora a Elvas”. De acordo com o ministério, a Comissão Europeia anunciou ainda um financiamento de 1,5 milhões de euros para o troço final da A25, entre Vilar Formoso e a fronteira.

Estes projetos fazem parte do pacote de 2.700 milhões de euros destinados a 152 projetos de transportes, em apoio à mobilidade competitiva, limpa e interligada na Europa, ao abrigo do Mecanismo Interligar a Europa.

O maior financiamento destina-se a desenvolver a rede ferroviária europeia (1,8 mil milhões de euros), a descarbonização e a atualização dos transportes rodoviários, bem como os sistemas de transportes inteligentes (359,2 milhões de euros), assim como a implantar sistemas de gestão do tráfego aéreo (311,3 milhões de euros).

 

 

Ler mais
Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários