CaixaBank volta a reforçar posição no BPI. Já detém 94,8% do capital

Na semana passada, o presidente executivo do CaixaBank indicou que gostaria que o banco português saísse da bolsa até ao final deste ano, dependendo dos prazos estabelecidos pelo regulador.

Albert Gea/Reuters

O CaixaBank anunciou esta terça-feira que comprou, nos últimos dias, quase três milhões de ações do BPI a um preço de 1,45 euros por ação, reforçando assim a posição como maior acionista. O banco espanhol detém assim já 94,8% do capital social da instituição portuguesa, segundo informações enviadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Na sequência destas aquisições, o CaixaBank passou a deter directamente 1.381.768.355 ações representativas de 94,841% do capital social do BPI e de 94,851% dos direitos de voto no BPI”, anunciou, em comunicado.

Na semana passada, o presidente executivo do CaixaBank indicou que gostaria que o banco português saísse da bolsa até ao final deste ano, dependendo dos prazos estabelecidos pelo regulador. “A nossa expetativa é de poder concluir [o processo de saída da bolsa] antes do final do ano”, disse Gonzalo Gortázar, citado pela agência Lusa.

O responsável do banco espanhol acrescentou que “os prazos dependem dos supervisores” e que esse calendário será respeitado. Os acionistas do BPI votaram a 29 de junho, em assembleia-geral, a saída de bolsa do banco.

O grupo espanhol tem vindo a reforçar a posição na instituição portuguesa depois de, em fevereiro de 2017, ter ficado com 84,5% do capital na sequência do lançamento, em 2016, de uma oferta pública de aquisição do banco português.

Relacionadas

CaixaBank quer BPI fora da bolsa até fim do ano mas respeitará prazos da supervisão

“A nossa expetativa é de poder concluir [o processo de saída da bolsa] antes do final do ano”, disse Gonzalo Gortázar na conferência de imprensa em que apresentou os resultados semestrais do CaixaBank.

Grupo Amorim encaixa 2,8 milhões com venda de ações do BPI

A Amorim – Sociedade Gestora de Participações Sociais vendeu no dia 25 de Julho a sua posição de 1.961.512 acções no BPI.

CaixaBank Investment Banking vai abrir sucursal em Portugal

Depois da fusão das atividades de banca de investimento, o novo banco de investimento ibérico vai abrir uma sucursal em Portugal com edifícios autónomos inclusive, em Lisboa e Porto.
Recomendadas

Inovação e empreendedorismo

Há que aplicar as novas tecnologias à cadeia de valor de uma empresa para que esta possa fornecer a melhor resposta ao cliente, conhecendo e focando-se nas necessidades que este tem. Neste ponto as startups representam uma mais-valia.

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.

JP Morgan bem posicionado para liderar entrada em bolsa da WeWork

Dona da WeWork vai emitir obrigações até seis mil milhões de dólares e fontes próximas da empresa revelaram que a instituição financeira que montar esta operação poderá ter papel ativo na entrada em bolsa da WeWork.
Comentários