Certificação para ‘Lojas com história” protege contra despejos e confere apoios

No Funchal, são cerca de 200 os espaços em condições de se candidatarem a esta certificação criada recentemente pela Câmara.

FOTO André Gonçalves

Proteção contra ações de despejo e apoios para a reabilitação. Estas são as principais vantagens da certificação ‘Lojas com História’ aprovada recentemente no âmbito de um Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção da Câmara Municipal do Funchal.

Segundo a autarquia são cerca de 200 os espaços na cidade inventariados e em condições de se candidatar a esta certificação camarária.

“Este regulamento vem conciliar senhorios e inquilinos, salvaguarda a economia e a cultura da cidade, no pressuposto de que estas lojas preservam quer a identidade local da nossa gente, quer a genuinidade que os turistas procuram quando visitam o Funchal”, explicou, ontem, Paulo Cafôfo, durante uma visita à Expomadeira, feira que acolhe esta edição um stand direcionado para as mais antigas lojas do Funchal. Entre elas, a Fábrica Santo António, a Casa Inglesa, a Loja Gonzalez e a Mercearia do Bento.

“As lojas com história são espaços que marcam a identidade da cidade, denotando grande importância turística mas também económica, pois são geradoras de emprego, necessitando de apoio para coexistirem de forma saudável com as grandes superfícies comerciais”, concluiu ainda Paulo Cafôfo.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários