CGD fica em França mas reduz exposição a Cabo Verde e Moçambique, por determinação de Bruxelas

“O ajustamento da estratégia internacional da CGD considera uma redução da exposição aos mercados de Cabo Verde e Moçambique até ao final de 2020, a qual não porá em causa a presença da CGD nesses países”, diz o Ministério das Finanças.

O Ministério das Finanças enviou um comunicado em dá conta que o Governo esteve em contacto “próximo e construtivo com a Comissão Europeia sobre o Plano Estratégico 2017-2020 da Caixa Geral de Depósitos, incluindo sobre o papel da sua sucursal em França”.

No seguimento destes contactos, o Plano, aprovado em 2016 como compatível com as condições de mercado, foi atualizado para reforçar a rentabilidade da CGD à luz das atuais condições do mercado, adianta o Governo.

Neste contexto, o banco público continuará a manter a operação de retalho em França, “em benefício da comunidade portuguesa naquele país assim como da atividade do banco”, anuncia o acionista da CGD.

A sucursal da CGD, o maior banco português em França por ativos e rede de balcões, conta com 48 agências e mais de 500 trabalhadores.

“O ajustamento da estratégia internacional da CGD considera uma redução da exposição aos mercados de Cabo Verde e Moçambique até ao final de 2020, a qual não porá em causa a presença da CGD nesses países”, diz ainda o Governo.

“Esta atualização, que reflete o sucesso da implementação contínua de medidas de controlo de custos, revê a meta de redução do crédito malparado tendo em conta o bom desempenho recente, e reconhece a sucursal francesa como atividade relevante para a operação do grupo CGD”, diz o comunicado.

“O Governo continuará a acompanhar a racionalização da atividade internacional da CGD para garantir um banco público sólido, sustentável e ao serviço das comunidades portuguesas”, conclui o Executivo.

 

Ler mais
Recomendadas

Inovação e empreendedorismo

Há que aplicar as novas tecnologias à cadeia de valor de uma empresa para que esta possa fornecer a melhor resposta ao cliente, conhecendo e focando-se nas necessidades que este tem. Neste ponto as startups representam uma mais-valia.

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.

JP Morgan bem posicionado para liderar entrada em bolsa da WeWork

Dona da WeWork vai emitir obrigações até seis mil milhões de dólares e fontes próximas da empresa revelaram que a instituição financeira que montar esta operação poderá ter papel ativo na entrada em bolsa da WeWork.
Comentários