O embaixador da China em Portugal, Huang Songfu, em Felgueiras, que o aumento do poder de compra naquele país asiático é positivo para incrementar as exportações portuguesas de calçado.
“Nos últimos 35 anos, com a política de reforma e abertura, o poder de compra do cidadão comum na China cresceu muito. Um sapato que custe 200 ou 300 dólares é comprado muito facilmente”, afirmou o diplomata.
Huang Songfu acompanhou esta manhã o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, numa visita a uma grande empresa de calçado de Felgueiras que dedica grande parte da sua produção à exportação.
Para o embaixador, “o calçado produzido em Portugal tem qualidade e preço para crescer no grande mercado chinês”, defendendo que os empresários nacionais só têm de “encontrar o parceiro certo na China para abrir espaços aos produtos portugueses”.
“O mercado chinês está aberto para todos os produtos estrangeiros”, acentuou, comentando que “Portugal é um país muito amigo da China”.
Huang Songfu admite estar otimista sobre o futuro do setor do calçado português no que tem a ver com a colocação dos produtos na China, um mercado que, assinalou, tem 300 municípios com mais de um milhão de habitantes.
“Estou otimista. Como embaixador, tenho toda a vontade de fazer promoção da cooperação bilateral entre a China e Portugal”, declarou, enquanto apelava a uma maior divulgação do produto.
O diplomata convidou os empresários portugueses a passarem pela secção comercial da embaixada, onde, anotou, “poderão encontrar orientações para a exportação dos seus produtos para o mercado chinês”.
OJE/Lusa