Com contas “acima do orçamento” RTP não pára cortes

O presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, afirmou que as contas da empresa deste ano ficaram “acima do orçamento” e adiantou que a empresa vai continuar a dialogar com os sindicados para cortar custos. Alberto da Ponte falava à margem da assinatura de um protocolo entre a Secretaria-Geral do Ministério da […]

O presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, afirmou que as contas da empresa deste ano ficaram “acima do orçamento” e adiantou que a empresa vai continuar a dialogar com os sindicados para cortar custos.

Alberto da Ponte falava à margem da assinatura de um protocolo entre a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional e a RTP para digitalizar e catalogar o arquivo entre 1978 e 1993.

Questionado sobre as contas da RTP deste ano, Alberto da Ponte disse: “Ficaremos acima do orçamento, teremos um desvio favorável”.

Sobre o montante com que a RTP vai contar no próximo ano, o gestor disse que já tem uma ideia do valor, mas remeteu mais comentários sobre o tema para depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2015.

Relativamente ao número de funcionários que saíram da empresa e sobre se ainda está a ser equacionado o despedimento coletivo, Alberto da Ponte disse que “a RTP tem de se focar no cumprimento do plano de desenvolvimento e redimensionamento [PDR], tando do ponto de vista financeiro” como “dos seus objetivos e valores”.

Apontou que “quem falou em despedimento coletivo foi a imprensa” e que é sempre preciso analisar a relação entre receitas e custos da empresa.

“A RTP não tem como missão dar lucro, mas tem de se bastar a si própria”, sublinhou.

“Além das rescisões voluntárias, estamos a ter um diálogo com os sindicatos e é nessa via que vamos continuar”, acrescentou Alberto da Ponte.

Ressalvou ainda que nunca olha “para o número de trabalhadores” da RTP, mas sim para os custos.

Em relação à assinatura do contrato de concessão de serviço público de Rádio e Televisão, o presidente da RTP disse estar “convencidíssimo” de que tal aconteça durante o mês de novembro.

 

OJE/Lusa

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.