Como a Apple está a falhar num dos maiores mercados de smartphones do mundo

A Apple tinha, no ano passado, uma quota de mercado de apenas 2% na Índia, o mercado tecnológico que cresce ao ritmo mais rápido no mundo. Nas últimas semanas, despediu três executivos no país.

Apple

A Apple viu-se obrigada a despedir três executivos na Índia, na últimas semana, devido à rejeição do iPhone por parte de um dos maiores mercados tecnológicos do último, segundo noticia a agência Bloomberg. A situação contrasta com declarações recentes do CEO da empresa, Tim Cook, que afirmou estar “muito otimista” em relação ao mercado do país asiático.

O grupo de executivos despedidos inclui os responsáveis de vendas nacionais, distribuição e meios de vendas, de acordo com a agência, que aponta ainda para uma reestruturação na equipa de vendas.

A Apple tinha, no ano passado, uma quota de mercado de 2% na Índia, o mercado tecnológico que cresce ao ritmo mais rápido no mundo. A incapacidade da dona do iPhone em fazer prosperar o negócio no país estará relacionada com elevadas tarifas na importação de aparelhos tecnológicos que faz com que os preços de concorrentes como a Xiaomi ou a Samsung sejam mais atrativos.

As operações na Índia são lideradas, desde dezembro do ano passado, por Michel Coulomb, que ainda não conseguiu inverter a situação. A estratégia tem sido, por isso, de investir no marketing de iPhones mais antigos, em vez de os de última geração. No ano passado, vendeu apenas 3,2 milhões de iPhones e as estimativas da Bloomberg apontam para um milhão no primeiro semestre de 2018.

Relacionadas

Dez ações que podem ser as próximas ‘Apple’ ou ‘Amazon’

Não basta serem empresas tecnológicas. Como em todos os setores, há as tecnológicas novas e as velhas. E como as novas se transformam rapidamente em velhas, é preciso saber ler os sinais.
Recomendadas

GoParity na corrida para ser uma das 40 vencedoras do World Summit Awards

A ‘shortlist’ final será conhecida em novembro. Os 40 vencedores vão participar no WSA Global Congress 2020, a acontecer em março, em Viena, numa cerimónia em que serão eleitos os oito ‘Global Champions’.

8chan. A casa online dos neonazis continua offline depois do massacre no Texas

O atentado na Nova Zelândia foi o primeiro de quatro a ser anunciado nesta plataforma. Depois do ataque perpetrado contra muçulmanos, o autor do tiroteio em El Paso, Texas, que tirou a vida a menos 22 pessoas usou a mesma fonte para deixar a sua mensagem de supremacia branca.

Oito portugueses entre os vencedores do maior programa universitário de inovação digital da Europa

O European Innovation Academy é o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa. A terceira edição realizou-se entre os dias 14 de julho e 2 de agosto. Há oito portugueses entre os vencedores, com projetos que vão desde apoio a invisuais e a crianças com doenças crónicas até bicicletas com airbaigs.
Comentários