Como manter a casa à prova de alergias

Algumas das alergias mais comuns podem ter a sua origem na casa onde vive. Descubra como tornar a sua habitação numa aliada da sua saúde.

Lar doce lar. Não há nada mais agradável do que o conforto da sua casa. Mas sabia que em sua casa podem existir perigos que podem pôr em causa a sua saúde? Algumas das alergias mais comuns podem ter origem na sua casa. Pó, pólen, mofo e até os pêlos dos seus animais de estimação podem contribuir para a quantidade de alérgenos em sua casa, pondo-o em risco.

A melhor maneira se afugentar estas alergias é mantendo uma casa limpa. Deste modo, dizem os especialistas, serão menores as hipóteses de sofrer das alergias que mais afectam os portugueses: a asma, a rinite, a alergia a ácaros ou a pólen.

Comece por pensar como pode reduzir o pó acumulado em sua casa. Para ter êxito livre-se de todos os objetos que tem em casa e aos quais já não dá muito uso e tente evitar, na medida do possível, tudo o que forem tapetes grossos e até mesmo alcatifas. Em relação ao pó que se acumula inevitavelmente, opte por limpar os espaços da sua casa com panos húmidos e com um aspirador que tenha um filtro HEP, uma vez que este tem a capacidade de reter partículas e ou agentes alérgicos de tamanhos muito reduzidos.

Também os produtos de limpeza podem contribuir para a contaminação de agentes alérgicos em sua casa. Neste caso, a opção mais saudável para si reside na utilização de produtos de limpeza de origem natural e ecológica.

Para além de limpar a sua casa, os peritos sugerem uma série de boas práticas que permitem erradicar o problema das alergias em sua casa. Assim, como por exemplo, quando acordar, areje o seu quarto entre cinco a dez minutos para proceder à renovação do ar interior. E, para evitar a penetração de pólen em casa, opte por ventilar as zonas de sua casa que estão opostas ao ar dos ventos predominantes.

Pode também, paralelamente, tentar reduzir os níveis de humidade e que podem ser controlados com a aquisição de higrómetro digital de baixo custo. Em alternativa, se não conseguir diminuir a humidade em sua casa, pinte as paredes com tinta de silicato.

Finalmente, e talvez a dica mais fácil que lhe deixamos aqui, favoreça sempre a luz natural em todas as divisões de sua casa.

Ler mais
Relacionadas

Sabia que sacudir tapetes à janela pode dar multa?

Da próxima vez que sacudir um dos seus tapetes à janela, lembre-se que pode estar a infringir o regulamento municipal de resíduos sólidos, higiene e limpeza. Se o fizer na Nazaré, por exemplo, arrisca-se a pagar uma multa que pode chegar perto dos 2.500 euros.

Estudo internacional descobre forma de aumentar sobrevivência das células

Desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), o estudo descobriu uma forma de aumentar a sobrevivência de células estaminais após transfusão sanguínea.
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários