Agosto é o mês estipulado para que os produtores regionais de banana sejam ressarcidos pelos prejuízos causados pelo temporal de Fevereiro, garante o Secretário Regional da Agricultura e Pescas.
“Nós temos os levantamentos feitos e vamos durante o mês de Agosto proceder aos seus pagamentos de forma a ressarcirmos os prejuízos de acordo com o que foi estipulado, com o que está publicado, a todos os bananicultores. Também posso dizer que os seguros já pagaram, todos os bananicultores já receberam”, afiança Humberto Vasconcelos que visitou, ontem, a Mostra da Banana, na Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol.
O governante aproveitou, ontem, a presença dos produtores de banana para tecer fortes críticas ao modelo que vigorou no passado no setor da banana.
“As cooperativas naquela altura, no fundo, desbarataram milhões de euros, e foi através da empresa pública, com a injecção de dinheiro regional, que se conseguiu colmatar este problema”, concluiu Humberto Vasconcelos, elogiando o desempenho da Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA): “no primeiro ano de gestão pública, a empresa deu lucros, o que demonstra bem que o dinheiros públicos são bem utilizados”.