Confiança dos consumidores e clima económico tocam máximos em maio

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, pelo terceiro mês consecutivo e para o valor máximo da série, e o indicador de clima económico também subiu, para o máximo desde maio de 2002, divulgou esta terça-feira o INE.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores aumentou dos 2,4 pontos de abril para os 3,3 pontos em maio, “atingindo o valor máximo da série”.

Já o indicador de clima económico, calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade, aumentou em maio para os 2,3 pontos, após ter estabilizado em abril nos 2,1 pontos, “atingindo o máximo desde maio de 2002”.

O INE sinaliza que, em maio, os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas e no comércio e nos serviços, tendo diminuído na indústria transformadora.

“O aumento do indicador de confiança dos consumidores em maio refletiu o contributo positivo das perspetivas relativas à evolução do desemprego e da situação financeira do agregado familiar, de forma mais expressiva no primeiro caso”, refere.

Recomendadas

PSI 20 acompanha Europa em alta. Títulos do Grupo EDP impulsionam praça nacional

O principal índice bolsista português soma 0,46%, para 4.855,54 pontos.

Abrandamento da economia poderá ser entrave para Moody’s igualar as pares na avaliação de Portugal

A Moody’s tem agendada uma avaliação à notação da dívida soberana portuguesa esta sexta-feira. A agência poderá querer alinhar-se com a S&P e a Fitch através de uma subida de um grau para ‘Baa2’, mas as incertezas que estão a esfriar o crescimento da economia global poderão ser motivo para manter o ‘status quo’.

Acalmia cambial trouxe bons resultados em Wall Street

O índice tecnológico S&P, .SPL.RCT, que inclui empresas que têm uma maior exposição ao mercado chinês e estiveram no centro das vendas registadas na segunda-feira, foi aquele que mais valorizou nesta sessão, com um crescimento de 1,61%.
Comentários