O congressista democrata norte-americano Mike Quigley apresentou na segunda-feira uma proposta de lei que pretende preservar os posts de Donald Trump no Arquivo Nacional norte-americano.
Denominada apropriadamente C.O.V.F.E.F.E. – Communications Over Various Feeds Electronically for Engagement, em alusão ao célebre post de Trump no Twitter, o congressista eleito pelo Estado de Illinois justifica-a com a “utilização frequente e sem filtro pelo Presidente Trump na sua conta pessoal Twitter como um meio de comunicação oficial”, que Quigley apelida de “inédita”.
Assim, “se o Presidente utiliza as redes sociais para fazer declarações sem avisar sobre a política nacional, devemos assegurar-nos que tais declarações sejam identificadas e guardadas para memória futura. Os tweets são poderosos e o presidente deve ser responsabilizado por cada um deles”, defende Mike Quigley.
Relembre-se que todo o conteúdo digital produzido no Twitter durante um mandato presidencial é arquivado, mas apenas o da conta oficial da presidência, @POTUS. Como a conta que Trump utiliza é pessoal – @realDonaldTrump –, o seu conteúdo não está sujeito a arquivo.