A bolsa portuguesa encerrou a sessão desta quarta-feira em alta, contrariando a tendência das principais praças europeias. O principal índice bolsista nacional, PSI 20, fechou a ganhar 0,22%, para 5.620,52 pontos.
A impulsionar o PSI20 estiveram os títulos dos CTT, Navigator e Galp Energia, numa sessão onde onze cotadas fecharam em alta e sete em queda.
Os títulos dos CTT valorizaram 2%, para 3,04 euros. A cotada revelou na terça-feira ter adquirido a 321 Crédito por 100 milhões de euros, o que beneficiou a contada esta quarta-feira.”Os CTT lideraram os ganhos, após anúncio de que gastam 100 milhões de euros na compra de uma instituição de crédito”, diz o analista do Mtrader do Millennium bcp, Ramiro Loureiro.
A operação de aquisição da 321 Crédito à Firmus Investimentos, controlada pela Cabot Square Capital e pela Eurofin, deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2019. Em comunicado divulgado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT anunciaram esperar que o desenvolvimento do banco seja acelerado pelo negócio.
A Navigator avançou 1,23%, para 5,01 euros. A empresa liderada por Diogo da Silveira anunciou esta manhã ter fechado o primeiro semestre de 2018 com lucros de 119,4 milhões de euros, um aumento de 24,4% em comparação com o resultado liquido em período homólogo de 2017. “A Navigator reagiu em alta aos números positivos do primeiro semestre, impulsionando também as ações da Semapa”, continua.
A Galp Energia, por sua vez, somou 0,53%, para 17,14 euros, acompanhando a valorização do mercado petrolífero: o barril de Brent avança 0,71%, para os 73,96 dólares, e o WTI ganha 0,98%, negociando nos 69,19 dólares.
Em contraciclo, estiveram os títulos da Ibersol, Nos e EDP Renováveis.
Cenário diferente verificou-se entre as principais praças europeias. O alemão DAX caiu 0,90%,o britânico FTSE 100 perdeu 0,64%, o francês CAC 40 recuou 0,14%, o holandês desceu 0,13%, o espanhol desvalorizou 0,76% e o italiano FTSE MIB tombou 1,32%.
No mercado cambial, o euro deprecia 0,15% face ao dólar, para 1,16 dólares.
“As praças europeias encerraram em baixa. Num dia em que os investidores ainda aguardam por notas sobre o encontro entre Trump e Juncker, o sector Auto, um dos mais afetados pela guerra comercial, esteve pressionado pelas fracas projeções da Fiat Chrysler e da General Motors, condicionando o índice DAX”, considera o analista de mercados Ramiro Loureiro.