É a nova fórmula dos branqueadores de dentes para remover as manchas. Carvão ativado vegetal, ou de casca de coco. Contudo, os efeitos negativos causados por estes componentes podem criar mais problemas para os seus dentes.
O aviso é dado pela DECO. “Estes produtos são abrasivos e o seu efeito aparente é branquear ligeiramente os dentes através da remoção das manchas causadas pelo café ou pelo tabaco. Não mudam, como pode ser levado a crer, a cor natural dos dentes, nem clareiam uma mancha mais profunda do que a superfície do dente”, refere o órgão de defesa do consumidor.
Além de não estar cientificamente provado que o carvão ativado melhora a saúde oral, existe ainda o risco de gradualmente, este componente desgastar o esmalte, o que poderá causar o recuo das gengivas e provocar sensibilidade dentária.
Como tal, a DECO aconselha a tática do 2x2x2 para que mantenha a sua dentição saudável, que passa pelo seguinte processo: “escovar os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos e, a seguir à escovagem e às refeições principais, aguardar duas horas até comer. Uma boa escova e uma técnica correta são essenciais. Use uma escova de dureza média e uma pasta dentífrica com flúor. A escovagem antes de deitar é essencial. Escove a parte interior e exterior dos dentes, inclinando a escova a 45º graus junto da gengiva, local onde se acumula mais placa bacteriana. Escove também a parte superior dos dentes”.