Depósitos bancários caíram 34,7% face ao trimestre anterior

Emigrantes transferiram menos 26 milhões de euros. Em março, na Madeira, os depósitos e equiparados nos estabelecimentos bancários ficaram-se pelos 4,5 mil milhões de euros.

REUTERS / Danish Siddiqui

Os depósitos e equiparados nos estabelecimentos bancários regionais atingiram, no final de março, um volume de 4,5 mil milhões de euros.

Segundo os dados da Direção Regional de Estatística (DREM), este montante representa uma diminuição da ordem dos 34,7% nos valores depositados, quebra que é atribuída à redução dos valores depositados por instituições financeiras não monetárias  (-2,4 mil milhões de euros) e pelos emigrantes (-26 milhões de euros) cujas transferências já haviam registado uma quebra de 15 milhões de euros no final de 2017.

Pela positiva,  a DREM destaca um aumento de 15 milhões de euros nos depósitos de particulares, comparativamente a dezembro de 2017. No final do ano, os depósitos nos estabelecimentos bancários regionais atingiam um volume de 6,8 mil milhões de euros, mais 0,4% que no trimestre anterior, em consequência do aumento nos valores depositados por sociedades não financeiras (+25 milhões de euros) e por particulares (+16 milhões de euros).

 

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários