Desemprego registado pelo IEFP caiu 17% em fevereiro

Relativamente ao mês de janeiro, registou-se uma descida de 2,6%. Este é o primeiro mês de redução do número de inscritos dos centros de emprego, depois do aumento de janeiro.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) caiu 17% em fevereiro de 2018, face a igual mês do ano passado, para 404.604 pessoas, registando-se uma descida em todos os grupos.

Relativamente ao mês de janeiro, registou-se uma descida de 2,6% (10,9 mil pessoas).

De acordo com os dados disponíveis na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para a evolução homóloga contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, nomeadamente o grupos dos “homens”, com uma descida de 19,7%, o de “adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos”, com uma quebra de 16,3%, e o dos “que procuravam novo emprego”, em que se registaram menos 16,8% pessoas.

O desemprego jovem caiu em termos homólogos 22,7% e o número de inscritos nos centros de emprego caiu 3,8% face a janeiro.

Já o desemprego de longa duração baixou 18,5% face ao mês homólogo de 2017 e reduziu 2,5% face ao mês anterior.

Este é o primeiro mês de redução do número de inscritos dos centros de emprego, depois do aumento de janeiro.

Ler mais
Relacionadas

Salário é critério mais importante numa decisão de emprego

Os portugueses já não consideram a estabilidade de carreira como o fator principal, a seguir ao salário. Destacam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Portugueses estão confiantes na melhoria da situação económica do país

De acordo com este estudo, 74% dos inquiridos acredita que o seu poder de compra se irá manter em 2018 e 68% perspetiva que a situação financeira do agregado familiar se vai manter também.

IEFP: há menos 80 mil desempregados do que há um ano

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16% em janeiro, face a igual mês de 2017, para 415.539 pessoas, subindo 2,9% (11.768) face ao mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo IEFP.

Prestações de desemprego cairam 13,1% em janeiro, abrangendo 192.331 pessoas

De acordo com os dados mensais da Segurança Social, o número de beneficiários do subsídio de desemprego foi de 157.440 em janeiro, menos 10,1% que no mês homólogo e mais 4,4% que no último mês do ano passado.
Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários