Diário do Mundial: Croácia quer superar 1998, Inglaterra inspira-se em 1966

O que esperar? A Croácia chega a esta meia-final depois de ter ultrapassado a anfitriã Rússia nas grandes penalidades, depois de um empate a 2-2 no fim dos 120’: os golos da equipa foram apontados por Kramaric e Vida. De relembrar que os croatas venceram a Dinamarca nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Neste jogo […]

O que esperar?

A Croácia chega a esta meia-final depois de ter ultrapassado a anfitriã Rússia nas grandes penalidades, depois de um empate a 2-2 no fim dos 120’: os golos da equipa foram apontados por Kramaric e Vida. De relembrar que os croatas venceram a Dinamarca nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Neste jogo frente à Inglaterra, o treinador Zlatko Dalic deverá atuar em 4-2-3-1, todavia, com uma estratégia mais cautelosa.

A Inglaterra, por sua vez, chega a esta fase depois de ter ultrapassado de forma tranquila a seleção da Suécia, por 2-0. Nos oitavos-de-final desta competição, os ingleses ultrapassam a Colômbia nas grandes penalidades.

O Croácia-Inglaterra deverá ter a tendência para ser um jogo aberto, com vários lances de perigo, visto que as seleções possuem grande competência no ataque. Ainda assim, a seleção da Inglaterra deverá surgir mais dominante e com mais facildiade de criar lances para golo. Por outro lado, a seleção croata deverá atuar mais no contra-ataque, transição no qual é muito competente.

Estrelas
No lado da Croácia, o médio Luka Modric é a figura de maior destaque e ajudou a sua seleção a derrotar a Nigéria marcando o segundo golo de grande penalidade. Pelos pés do jogador do Real Madrid passa toda a dinâmica ofensiva do futebol croata.

O avançado Harry Kane é o melhor marcador do mundial com cinco golos. O jogador do Tottenham, de 24 anos, apontou 30 golos na última edição da Premier League.

Curiosidades

A última vez que a Croácia chegou a uma meia final do Campeonato do Mundo foi em 1998, quando foi eliminada pela seleção vencedora dessa edição, a França, por 2-1. Em 2018, Luka Modric e Rakitic tentam levar a seleção a outro patamar.  Já a Inglaterra tem no seu palmarés um título mundial, conquistado em 1966. Só 12 anos depois voltou a uma final de um Campeonato do Mundo, mas perdeu o título para a a Argentina de Maradona. Desde então o historial inglês nesta prova é mediano. Em 2018, os ingleses vão tentar nova final, com novo desfecho.

A última vez que Croácia e Inglaterra se enfrentaram foi a setembro de 2009, num jogo que acabou com vitória ingles por 5‑1.
Vai uma Aposta?
Estas são as odds relativamente ao encontro: Vitória da Croácia: 3.45; Empate: 3.10; Vitória da Inglaterra: 2.25 (Betclic).

Selecionadores
No lado da Croácia, o selecionador Zlatko Dalic tem a sua primeira experiência como treinador principal, depois de ter sido técnico-adjunto da seleção de sub-21.

Gareth Southgate, 47 anos, treina a seleção de Inglaterra desde 2016. Chegou vindo da seleção sub-21 inglesa para o plantel principal e agora, na Rússia estreia-se em competições de seleções principais. No lado da Suécia

Ranking FIFA
Os ingleses estão no 12.º lugar do ranking, enquanto a Croácia fecha o top-20 do ranking.

 

Ler mais
Recomendadas

Arranca hoje a corrida do FC Porto pela Champions de olho em encaixe de 44 milhões

Sérgio Conceição e os seus homens estão a, pelo menos, 360 minutos de distância de poderem engordar a conta bancária dos azuis e brancos de forma generosa. Este encaixe financeiro é visto como fundamental pela SAD portista. 

Benfica celebra parceria com Placard por três anos

O Sport Lisboa e Benfica acaba de celebrar uma parceria com o Placard.pt que, nos próximos três anos, será o patrocinador oficial de apostas desportivas do clube. Segundo um comunicado do clube da Luz, “o Placard.pt marcará presença relevante tanto no ‘site’ oficial, como nas várias plataformas digitais do Benfica, sendo que ambas as entidades […]

Estádio do Estrela da Amadora na Reboleira vai a leilão por seis milhões de euros

No decorrer de um processo de insolvência do Estrela da Amadora, foi fundado um novo clube, o Clube Desportivo Estrela, que usa as instalações da Reboleira.
Comentários