A Efacec vai reforçar a sua presença na Tunísia com um projeto que envolve a construção e ampliação de 25 subestações elétricas, das quais seis totalmente novas.
Este conjunto de subestações integra a Rede de Transporte de Energia Elétrica Tunisina e resulta no âmbito do contrato assinado com a STEG – Société Tunisienne de l’Electricité et du Gaz.
Não foi divulgado o valor deste contrato.
“No contexto deste projeto, foram já colocadas dez subestações em serviço, das quais duas foram construídas de raiz. A última subestação, de 150/33 kV, foi inaugurada no dia 22 de junho, na região de Ksour Essef, a 200 quilómetros da capital, Tunis”, adianta um comunicado da Efacec, acrescentando que a cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro da Tunísia, Yousef Chahed.
O mesmo comunicado acrescenta que “a empresa portuguesa ficou responsável pela elaboração dos estudos eletromecânicos, fornecimento e transporte de equipamentos até à Tunísia, supervisão da montagem, ensaios e formação dos técnicos”.
“O projeto inclui também as áreas da energia e da automação, abrangendo proteções, comando, controlo, baterias e carregadores”, esclarece o referido comunicado.
Os responsáveis da Efacec relembram que o contrato para a participação da empresa no projeto foi assinado em 2016, como resultado da vitória no concurso internacional, em consórcio com ECM+, referente ao 11º Plano para a Rede de Transporte de Energia Elétrica no país.
“O mercado tunisino não é novo para a Efacec, que desenvolve projetos com a STEG desde 1990. Em 2017, a STEG selecionou a empresa portuguesa para implementar um projeto de engenharia, fornecimento e supervisão de três subestações no Ruanda”, sublinha o comunicado em questão.
De acordo com esse documento, “já este ano, a Efacec venceu um concurso internacional para o fornecimento de 50 passagens de nível na Tunísia, em colaboração com a SNCFT – Société Nationale des Chemins de Fer Tunisiens, que já tem na sua rede ferroviária 40 passagens de nível fornecidas pela empresa portuguesa.