Em seis meses registaram-se mais de 800 queixas pelo aluguer de carros online

Consumidores portugueses encontram-se desprotegidos. Europcar Internacional, Sixt, Guérin, Centauro e Hertz são as empresas rent-a-car, que mais reclamações tiveram.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recebeu no primeiro semestre de 2018, um total de 815 queixas relativamente ao aluguer de viaturas online, avança o jornal “Público” na sua edição de quinta-feira.

Além destas queixas a AMT, refere ao mesmo diário que as principais causas das reclamações dizem respeito a uma “alegada inclusão de cláusulas abusivas, designadamente a obrigatoriedade de contratação de serviços não pretendidos (como seguros e via verde), o pagamento de indemnizações por dados não reconhecidos pelos utentes como sendo sua responsabilidade”.

Segundo o regulador dos transportes as principais empresas de rent-a-car visadas com estas reclamações (num total de 319) são a Europcar Internacional (163), a Sixt (45), a Guérin (43), a Centauro (39) e a Hertz (29). No que diz respeito à Rentalcars a AMT confirma a existência de queixas, embora não as quantificando.

No entanto, o Portal da Queixa tem 50 registos nos últimos 12 meses, sendo que 20 dos quais visam diretamente a Rentalcars, sendo outras apresentadas contra empresas de rent-a-car, sendo a origem das situações reportadas da responsabilidade da plataforma intermediária.

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