Enel e Ibedrola fazem duelo pela liderança no Brasil

Compra da Eletropaulo vale liderança do mercado, num negócio de mais de 1,7 milhões de euros. Disputa já chegou a Bruxelas e ao Chile.

A italiana Enel e a espanhola Iberdrola estão a travar um duelo intenso no processo de aquisição da maioria do capital da brasileira Enerpaulo, líder do setor da distribuição de eletricidade na região de São Paulo, a mais populosa do Brasil. Quem ganhar passará a ser líder do mercado brasileiro, por isso, a disputa entre as duas empresas extravasou fronteiras e chegou a Bruxelas, onde a Iberdrola se queixou da sua concorrente, defendendo que parte em desvantagem nesta corrida, porque a Enel beneficia de capital estatal, o que lhe dá uma capacidade superior para reunir recursos e ultrapassar obstáculos – a Enel é detida em 23,6% diretamente pelo Estado italiano.As repercussões do negócio sentem-se também no Chile, onde a Enel terá de enfrentar dúvidas dos pequenos acionistas da Enel Américas – o veículo escolhido para o ataque à Enerpaulo – que duvidam dos montantes do investimento a fazer, da sua racionalidade e do processo de decisão, já que a Enel detém 51,8% da empresa e não a sua totalidade.

 

Artigo publicado na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

EDP apanha vaga de fusões e aquisições no setor energético

A energia é protagonista de algumas das maiores operações de M&A no mercado mundial. Há duelos, acordos e desacordos entre as maiores empresas do mundo na tentativa de controlarem o mercado,

Pequenos Investidores querem mais informações sobre a OPA da China Three Gorges à EDP

Presidente da associação de pequenos investidores considerou que, em recentes processos de OPA, os pequenos acionistas não têm sido bem tratados, recordando o caso do BPI e da Brisa, temendo que o mesmo se passe na EDP.
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários