Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.

Se é um consumidor preocupado com o meio ambiente e quer diminuir a pegada ecológica ao optar por este tipo de alojamento está a contribuir para o meio ambiente.

A União Europeia atribui aos hotéis com opções sustentáveis um Rótulo Ecológico Europeu, o que significa que estão a cumprir com os critérios de proteção do ambiente. Em Portugal, temos 7 hotéis com esta atribuição.

Embora o Eco Hotel seja uma opção amiga do ambiente, o consumidor precisa estar ciente que esta escolha não significa que o preço seja mais barato ou caro, com menos ou mais conforto que as restantes escolhas no mercado. Deve pesquisar o mercado antes de tomar a sua decisão.

Tenha em atenção que muitos alojamentos afirmam serem ecológicos e sustentáveis, mas, por vezes, é apenas uma técnica de marketing. Com a atribuição do mencionado são realizadas atualizações de 4 ou 5 anos, com auditorias regulares de forma a garantir se realmente estão a cumprir os requisitos como amigos do meio ambiente.

Um alojamento é considerado pela União Europeia um Eco Hotel , com Rótulo pela União Europeia, aquele que consegue reduzir as emissões de gases, tendo as seguintes características:

  • Utilizam fontes renováveis entre 50 a 100% da energia do hotel;
  • Os aparelhos são com eficiência energética, como por exemplo máquinas de lavar, ar condicionado, entre outros…;
  • Devem servir no mínimo, dois produtos alimentares locais e sazonais, pois consomem menos recursos;
  • Promovem a utilização de meios de transporte ecológicos.
  • Devem reduzir a produção de resíduos, tendo uma maior preocupação com o desperdício alimentar, cuidados acrescidos com os produtos de higiene pessoal e embalagens de plástico;
  • Utilizam menos substâncias tóxicas;
  • Reconhecem o uso eficiente de água, instalando equipamentos de irrigação eficientes, ao cuidar da piscina de forma sustentável, reutilizando a água da chuva, entre outras formas de diminuir o uso da água.

O Rótulo Ecológico Europeu não premeia apenas os hotéis com cuidados perante o meio ambiente, também é possível vê-lo em diversos produtos de consumo, como roupas, tintas, produtos de higiene pessoal, entre outros…

Portanto, ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.

Contribua para um meio ambiente mais eficiente e denuncie, também, o plástico a mais.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

Ler mais
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Quando partilhar, emprestar, alugar e trocar substituem “comprar”, o que deve saber o consumidor?

As trocas, partilhas, boleias sempre existiram na sociedade de consumo, no entanto, as tecnologias possibilitaram que novos modelos de negócio surgissem.
Comentários